Raio-X da bolsa: TIM lidera alta em novembro; Natura, Locaweb, Magalu lideram quedas

  • Robson Leite
  • Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A aversão ao risco aumentou pela preocupação com o crescimento econômico dos países, a inflação mais duradoura e a questão da nova variante

Depois de cair 6,74% em outubro, o Ibovespa fechou novembro com queda de 1,53%, principalmente pelo aumento da aversão ao risco global.

No Brasil, o noticiário local também influenciou a bolsa de valores, com a novela da PEC dos precatórios, que vai levantar recursos para bancar o Auxílio Brasil, e a preocupação com a questão fiscal.

De acordo com um levantamento feito pela Economatica, as empresas que mais valorizaram no Ibovespa em novembro foram TIM, Locamerica e Dexco. Na outra ponta, as maiores quedas ficaram com Natura, Locaweb e Magazine Luiza, segundo uma matéria publicada pelo portal 6 Minutos.

Maiores altas:

  1. TIM: +22,99%;
  2. Locamerica: +17,44%;
  3. Dexco: +16,25%;
  4. Energisa: +14,82%;
  5. Suzano: +14,08%;
  6. Banco do Brasil: +13,26%;
  7. Lojas Americanas: +13,25%;
  8. Localiza: +12,83%;
  9. Ultrapar: +10,57%;
  10. Telefônica Brasil: +10,48%.

A TIM foi o grande destaque do Ibovespa em novembro. A alta foi influenciada pela proposta da gestora de fundos norte-americana KKR para comprar a Telecom Itália, controladora da TIM no Brasil.

Segundo a Nau Capital, o mercado também respondeu positivamente às notícias relacionadas ao acordo de colaboração firmado entre a TIM Brasil e a empresa americana Qualcomm para implementação do 5G no Brasil.

Commoditie

Dexco e Suzano são as representantes do setor de celulose (uma commoditie), que se deram bem em novembro.

Para a Nau Capital, as duas empresas surpreenderam com resultados positivos acima do esperado. “O bom desempenho foi impulsionado, principalmente, pelo preço elevado do dólar, já que a maior parte da receita vem do exterior, somada à alta da celulose, que levou a commodity a bater os US$ 15,51 por tonelada”, afirma.

As Lojas Americanas podem comemorar o desempenho das ações em novembro. Isso porque os investidores se animaram com a reestruturação societária da empresa, a intenção de listar as ações na bolsa de Nasdaq e o resultado do terceiro trimestre melhor do que o da concorrência.

Maiores quedas:

  1. Grupo Natura (NTCO3): -31,39%;
  2. Locaweb (LWSA3): -27,92%;
  3. Magazine Luiza (MGLU3): -27,84%;
  4. Assaí (ASAI3) -16,61%;
  5. Banco Pan (BPAN4): -15,27%;
  6. BRF (BRFS3): -14,98%;
  7. Rede D’Or (RDOR3): -14,97%;
  8. CVC Brasil (CVCB3): -14,72%;
  9. Petrorio (PRIO3): -13,55%;
  10. Weg (WEGE3): -12,89%.

As ações da Natura, Magazine Luiza e Assaí estão no topo da lista de maiores quedas. As empresas tinham boas projeções futuras já embutidas nos preços das ações e, com a mudança de cenário, acabaram sendo mais penalizadas, afirma relatório da Nau Capital.

No caso da Natura, além do cenário macro desafiador ao varejo, os dados da empresa decepcionaram os investidores. “O mercado reagiu mal ao balanço da gigante brasileira de itens de beleza e cosméticos, que viu o lucro cair 28,5% no terceiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado”, afirma a Nau Capital. O balanço do Magalu também decepcionou.

Em momentos de juros e inflação mais altos, os papéis de varejistas tendem a sofrer mais na bolsa. Isso porque, com o aumento dos juros, o nível de atividade econômica diminui.

Explicação

E os juros também complicaram a situação dos papéis da Locaweb, segunda maior queda do mês. Por ser uma empresa de tecnologia, os investidores pagam múltiplos altos pelos papéis.

Além disso, são empresas de crescimento rápido, que precisam de crédito para expandirem. Com o aumento da Selic, os empréstimos se tornam mais caros.

Em relatório, a Nau Capital diz que com os juros mais altos, o investidor perde a previsibilidade do futuro e sobre o lucro das companhias.

“O investidor passa a trabalhar só com o curto prazo, então o mercado vende as ações para tentar se recompor em um intervalo menor”, afirma texto.


+ Economia