Evento para profissionais do SGDCA será dia 9 de agosto, no Bosque Beija-Flor da Fundação Allan Kardec. Inscrições são de forma online
Acontece no dia 9 de agosto (sábado), das 8h30 às 11h30, no Bosque Beija-Flor, na Fundação Espírita Allan Kardec, o workshop “Vivência: Eu Acolho, Você Acolhe, Nos Acolhemos”.
Será uma manhã de troca de experiências, reflexões e oficinas artísticas e de expressão corporal para o fortalecimento dos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA).
A atividade é uma iniciativa do Projeto Estrelinhas, que tem como foco a promoção e prevenção da saúde mental na infância e adolescência e é mantido pela Fundação Allan Kardec em parceria com o Sicoob 3 Colinas e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Franca.
As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado de participação.
Com foco em quem atua diretamente na rede de proteção à infância e juventude, o encontro propõe momentos de reflexão e acolhimento, reforçando o papel fundamental desses profissionais no enfrentamento das vulnerabilidades enfrentadas por crianças, adolescentes e familiares.
“Fortalecer os profissionais atuantes com o público infantojuvenil é a chave principal para que consigam atuar de modo ético, técnico e humanizado. Esta vivência que estamos propondo tem como intenção propiciar estratégias para acolher e cuidar de si, possibilitando então oportunidade de maior entrega para com o outro”, afirmou Mariana Posterare, coordenadora do Estrelinhas.
Saúde mental na infância
O Projeto Estrelinhas, que organiza o workshop, atende atualmente cerca de 200 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos e 11 meses, por meio de uma equipe multiprofissional composta por especialistas das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia, Educação Física e Assistência Social.
A proposta do projeto é promover a psicoeducação, prevenindo o adoecimento mental por meio do fortalecimento de vínculos, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e construção de estratégias de enfrentamento.
O Estrelinhas recebe encaminhamentos de equipamentos públicos como CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares e escolas das redes municipal e estadual, mas também pode ser acessado diretamente pelas famílias interessadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 2103-3000.