Projeto Eleições Escolares: alunos recebem diplomas na Câmara Municipal de Franca

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 20 de outubro de 2022 às 14:00
  • Modificado em 20 de outubro de 2022 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa envolve mais de 430 estudantes do ensino médio e fundamental; incentivo à democracia

Iniciativa envolve mais de 430 estudantes do ensino médio e fundamental; incentivo à democracia

A Câmara Municipal de Franca recebeu, nessa terça-feira, os alunos da Escola Estadual Professor Júlio César D’elia para a diplomação do Projeto Eleições Escolares 2022.

A iniciativa envolveu os 430 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio como parte da disciplina de ciências humanas.

Foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas com todos os alunos e os candidatos na disputa do pleito para escolha de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.

Segundo o vice-diretor Talles Cerizza, a ação tem sido abrangente e buscado a interação entre os estudantes e o poder público.

“Levamos os alunos gremistas para conhecer a Prefeitura, conversar com o prefeito, conhecer a Câmara e conversar com os vereadores para que eles levassem essa ideia mais sólida para a escola”, afirmou o educador.

E acrescentou que, durante o processo, teve campanha, verificação de ficha limpa, processo eleitoral e a diplomação.

“Atualmente, há uma conotação muito ruim quando se fala em política, mas nós precisamos resgatar a boa conotação, e propor que eles um dia possam ser políticos”, disse Cerizza.

O que é a diplomação?

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Entrega dos diplomas

De forma simbólica, os estudantes também vivenciaram essa etapa importante no Plenário da Casa de Leis francana.

O estudante do 8º ano Cláudio Henrique de Oliveira Lucena foi eleito presidente ao receber mais de 90 votos. Durante o evento falou aos colegas e aos vereadores Lurdinha Granzotte (União) e Ronaldo Carvalho (Cidadania).

“As principais propostas foram na parte da educação, como trazer eventos e parceiros que contribuiriam para educação dos nossos alunos”, disse o jovem.


+ Política