Programa Casa Paulista entrega moradias para 114 famílias em São José da Bela Vista

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de 50% das famílias contempladas têm renda de até três salários mínimos; investimento estadual nas casas foi de R$ 27,1 milhões

Em São José da Bela Vista, na região de Franca, 114 famílias de baixa renda realizam o sonho da casa própria.

Na manhã desta terça-feira (20/01), o Programa Casa Paulista entrega as chaves do Residencial Maria Sônia Carvalho S. Faccirolli, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), com investimento de R$ 27,1 milhões.

A cerimônia contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e será realizada na sede do empreendimento, na Rua Maria das Dores Araújo Bertolino, esquina com a Rua Família Faccirolli, no bairro Geraldo Maximiliano Barcelos.

Parceria Estado e Município

O empreendimento foi viabilizado em parceria com a Prefeitura de São José da Bela Vista, que doou o terreno para a edificação das casas.

A CDHU foi responsável pela contratação da construtora e pela execução de toda a infraestrutura: redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica, urbanização, iluminação pública e rede elétrica.

As famílias foram selecionadas por meio de sorteio público realizado em julho de 2025, sendo que 54% têm renda mensal de até três salários mínimos.

Juro zero

As casas têm 49 m² de área construída, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As unidades contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha, banheiro e lavanderia, laje de concreto, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia fotovoltaica, que contribui para a redução dos custos com energia elétrica.

O financiamento segue as diretrizes da nova Política Habitacional do Estado de São Paulo, com juro zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

As prestações são calculadas conforme a renda familiar, com duas possibilidades: comprometimento de 20% dos rendimentos com parcelas corrigidas apenas pela inflação (calculada pelo IPCA) ou comprometimento de 30% da renda familiar com parcelas fixas, sem qualquer tipo de reajuste durante todo o prazo do financiamento.


+ Habitação