As obras incluem drenagem, aprofundamento e alargamento de canais, além da construção de pontes em regiões estratégicas
A Prefeitura de Franca publicou, no Diário Oficial, edital de licitação para dar continuidade ao plano municipal de prevenção às enchentes e melhoria na mobilidade urbana.
A obra mais vistosa é o alargamento e aprofundamento do canal do Córrego Cubatão entre o prédio da Faculdade de Direito e da Central de Polícia Judiciária, debaixo do Viaduto Dona Quita.
Nesse trecho, por causa do canal estreito, quando de chuva mais torrencial o córrego transborda e inunda o prédio da Central de Polícia, assim como alaga o prédio da Faculdade de Direito, causando estragos e prejuízos.
As obras incluem drenagem, aprofundamento e alargamento de canais.
O processo licitatório ficará aberto até as 9h30 do dia 15 de janeiro de 2026. Os documentos estão disponíveis na edição da última quarta-feira pelo link.
Também vai realizar a mesma obra no canal do Córrego dos Bagres
O primeiro edital trata da construção de pontes e do alargamento do canal na avenida Antônio Barbosa Filho, no trecho entre a rua Simão Caleiro e a avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso.
As propostas serão recebidas até 9h30 do dia 13 de janeiro, e a abertura ocorre às 9h31.
Intervenção no Jardim Palmeiras
Outra licitação foi aberta para contratar empresa especializada para obras de drenagem e ampliação do canal no Jardim Palmeiras, afluente do Córrego Engenho Queimado. A proposta busca resolver pontos recorrentes de alagamento no bairro.
Os envelopes podem ser enviados até 9h30 de 14 de janeiro, com abertura logo em seguida.
Mais segurança e mobilidade
Segundo o prefeito Alexandre Ferreira, as obras contam com recursos viabilizados pelo deputado federal Baleia Rossi.