Prefeitura implanta Sinal Musical em escolas para tornar ambiente mais inclusivo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 13 de novembro de 2025 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novo sistema sonoro substitui sirenes por músicas suaves nas escolas municipais, beneficiando especialmente alunos com autismo

Sinal Musical chega às escolas municipais de Franca e substitui sirenes por sons suaves, promovendo inclusão e conforto para alunos com TEA

 

A Secretaria de Educação iniciou a implantação do Sinal Musical nas EMEBs Prof. Augusto Marques, no bairro Cidade Nova, e Frei Germano de Annecy, no Parque Progresso.

O novo sistema substitui o som tradicional das sirenes por sinais musicais de frequência e timbre mais suaves, tornando o momento da troca de aulas e intervalos mais agradáveis — especialmente para alunos com hipersensibilidade auditiva.

“A mudança representa um grande ganho para as crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que passam a aproveitar melhor as atividades escolares”, destacou o prefeito Alexandre Ferreira, que esteve na EMEB Prof. Augusto Marques ao lado da secretária de Educação, Márcia Gatti, nesta quarta-feira, 12.

Projeto será ampliado para toda a rede

Ainda neste ano, 11 escolas municipais receberão o sistema, por meio dos recursos do PMDDE (Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola).

A partir de 2026, o Sinal Musical será gradualmente implantado em todas as unidades da rede municipal, reforçando o compromisso da Prefeitura com um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

Ações voltadas à inclusão e ao acolhimento

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura voltadas à inclusão de alunos com TEA, garantindo um ambiente escolar mais acessível e confortável.

Entre as medidas, está a recente inauguração do CRA (Centro de Referência do Autismo de Franca), que oferece atendimento especializado e multidisciplinar, com capacidade para 1.400 atendimentos mensais. O centro também dá suporte técnico às redes municipais de Educação e Saúde.

Mais apoio nas escolas municipais

O município ampliou o número de professores de apoio pedagógico, que atuam diretamente com alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento — hoje são mais de 400 profissionais distribuídos em toda a rede.

As escolas contam ainda com Salas de Recursos Multifuncionais e o Programa Escola Digital, que oferece trilhas de conhecimento personalizadas conforme as necessidades de cada aluno, desenvolvidas em parceria com o professor regente.


+ Educação