Polícia alerta: Golpistas pedem dinheiro para não atirarem em comerciantes em Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de setembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Polícia Civil de Franca alerta comerciantes da cidade contra uma nova modalidade de golpe, que fez 2 vítimas na última semana

Polícia Civil de Franca alerta comerciantes da cidade para nova modalidade de golpe – foto Arquivo Pop Mundi

 

A Polícia Civil de Franca alerta comerciantes da cidade contra uma nova modalidade de golpe.

Segundo o delegado Márcio Murari, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), golpistas, por telefone, estão pedindo dinheiro em troca de não atirarem e realizarem assaltos aos estabelecimentos.

De acordo com Murari, o golpe consiste em:

– O golpista liga para o comércio e diz que comparsas estão nas imediações;
– Pelo telefone, ele pede dinheiro a quem está na ligação;
– Em troca, o golpista diz que o grupo não vai realizar o assalto ao estabelecimento;

“O que a gente tem a dizer é para que as pessoas, quando começarem a receber, imediatamente desliguem o telefone. Se persistir, aciona a Polícia Militar, a Polícia Civil, porque imediatamente será deslocada uma viatura nas imediações”.

“Não precisa ficar com medo, porque quem vai fazer um assalto jamais vai ficar falando esse tipo de coisa: ‘está aí fora, vai pegar’, porque muitas vítimas já de pronto acionam a Polícia Militar ou a Polícia Civil”, explicou Murari.

Duas vítimas no mesmo dia

Na última quinta-feira (15), duas óticas da cidade foram alvo dos golpistas. Uma delas não chegou a fazer a transferência solicitada pelos criminosos, mas outra teve prejuízo de R$ 1.100.

A vítima foi a empresária Vivian de Souza Borges. Ela conta que por volta das 15h o golpista ligou na ótica dela, que fica na Vila Chico Júlio, citando o nome dela.

De acordo com Vivian, o homem se identificou ao telefone como sendo o “Eduardo do Ministério Público” dizendo que ela precisava fazer um PIX com todo o dinheiro que ela tinha na conta. Ele também falou que sabia qual era o valor.

Caso a vítima não fizesse, pessoas que estavam em um carro estacionado em frente à loja, armadas, atirariam em todo mundo.

“Na hora eu pensei se era algo do CNPJ da empresa. Eu atendi o telefone e comecei a estranhar as coisas que ele estava falando. Não estava entendendo direito”.

“Ele falou ‘vou te falar mais uma vez. Estou vendo você e a Estela. Estou armado dentro de um carro aqui. Você vai pegar todo o dinheiro do seu caixa e você tem cinco minutos para me fazer um PIX. Entra na sua conta no seu aplicativo agora e você vai me mandar tudo que você tem. Eu sei o quanto você tem. Se meu celular não apitar, vou atirar’”, contou.

Segundo Vivian, a ligação durou cerca de 10 minutos e ela só percebeu que havia caído em um golpe quando nenhuma movimentação suspeita foi constatada no local.

“Fiquei imaginando mesmo que tivesse alguém. Só vi que foi golpe depois que não concluiu tudo que ele tinha passado por mim”.

De acordo com o delegado Márcio Murari, a orientação é para que todas as vítimas façam boletim de ocorrência sobre os casos para facilitar a investigação.

*Informações G1


+ Segurança