Pix: Plataforma do Banco Central passa a oferecer mais detalhes sobre as chaves

  • Robson Leite
  • Publicado em 5 de abril de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Banco Central afirmou que o relatório completo estará disponível no Registrato em até dois dias úteis após a solicitação.

Os usuários do Pix, o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), já contam com maior praticidade para verificar informações e prevenir fraudes.

O Registrato, plataforma do BC que detalha a relação do cidadão com as instituições financeiras, agora oferece um relatório adicional contendo o histórico das chaves, inclusive aquelas excluídas.

Além do relatório básico já disponibilizado pelo Registrato, os usuários agora podem obter o relatório completo.

Esta versão ampliada do documento não apenas apresenta informações sobre as chaves atualmente em uso, mas também o histórico de todas as chaves já utilizadas e excluídas pelo usuário, indicando a data e hora de exclusão.

O BC afirmou que o relatório completo estará disponível no Registrato em até dois dias úteis após a solicitação.

Registrato

O BC também expandiu as informações fornecidas no relatório básico. Emitido instantaneamente, este documento foi aprimorado com a inclusão do momento exato de criação da chave Pix e de uma coluna indicando o status de cada chave: ativa, bloqueada judicialmente, em processo de disputa de posse ou em processo de portabilidade.

No caso de uma chave estar em disputa de posse, o usuário está reivindicando uma chave registrada em nome de outra pessoa, o que ocorre frequentemente com números de telefone que mudaram de proprietário.

Quanto à portabilidade, o usuário transfere a chave para outra instituição financeira. Segundo o portal Capitalist, em ambos os casos, conforme informado pelo BC, o status aparecerá como “em processo de disputa de posse ou em processo de portabilidade”.


+ Economia