Óleo para fritura pode ser reutilizado? Nutricionista esclarece dúvida comum

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 25 de julho de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O óleo para fritura concede crocância e deixa os alimentos bem saborosos, mas você realiza o processo de forma correta? Descubra aqui!

óleo para fritura

Frituras são realmente irresistíveis, mas o processo pode ser prejudicial à saúde se não for feito da forma correta

 

Seja para fritar pastel, batata, aipim ou então comidas à milanesa, o óleo de cozinha quente é um tipo de gordura que, além de conceder crocância, tende a deixar os alimentos bem saborosos.

O problema é que algumas pessoas costumam utilizá-lo inúmeras vezes, o que pode ser prejudicial para a saúde.

Afinal de contas, será que é realmente indicado reutilizar óleo para fritura? Caso sim, quantas vezes? Qual o melhor tipo de óleo para usar nesse caso?

A nutricionista Nicolle Venturi que esclarece todas essas dúvidas.

Afinal, pode reutilizar óleo para fritura?

De acordo com a nutricionista Nicolle Venturi, “No caso do óleo de cozinha de casa, o mais aconselhado é não reutilizar por não termos o controle das mudanças físico-químicas. Já em cozinhas industriais, utilizam-se mecanismos para esse controle”.

“Quanto mais utilizado for o óleo, maior a formação de uma substância chamada acroleína, que é prejudicial para a nossa saúde. Ao fazer a fritura por imersão, deve-se observar a temperatura que o óleo atinge (não deve passar de 180°C)”, recomenda a profissional.

Levando em conta as recomendações da nutricionista, é muito importante ter atenção com o uso do óleo para fritura – caso a pessoa queira reutilizar, por exemplo, o mais indicado é não fazer isso mais que duas vezes.

De acordo com Nicolle Venturi, é necessário ter alguns cuidados – relacionados ao armazenamento, por exemplo – durante o processo.

“Não misture o óleo velho com o novo. Se a pessoa ainda assim quiser reutilizar, deve tomar alguns cuidados: sempre que não estiver usando o óleo, guarde tampado e protegido de luz, de preferência num recipiente escuro. Ao terminar de utilizar o óleo e antes de guardar, deve filtrar o óleo para retirar sujeiras que desprendem da fritura”, explica.

Vale destacar, ainda, que existem alguns sinais de que o óleo pode estar impróprio para o uso.

A nutricionista destaca os principais:”Se estiver reutilizando o óleo e, durante a fritura, estiver com espuma e/ou fumaça, é necessário fazer o descarte correto (não é para descartar o óleo na pia ou no vaso, por exemplo)”.

“O ideal é procurar um sistema de coleta de óleo usado perto da sua casa ou trabalho. Mudança na cor (ficou mais escuro ou turvo) e cheiro do óleo são também sinais de que deve ser descartado imediatamente”, afirma.

Qual o melhor óleo para fritura?

Você já se perguntou qual tipo de óleo é o mais indicado para fazer frituras?

A nutricionista faz uma recomendação para quem gosta de fritar batatas, bolinhos e alimentos empanados: “Quando falamos em fritura de imersão, que utiliza muito óleo, o óleo de soja tem um bom custo benefício: aguenta bem as altas temperaturas que a fritura pode atingir e não é tão caro”, sugere Nicolle.

Em contrapartida, pensar em opções menos danosas para a saúde também é um ponto importante.

Para variar mais no cardápio, a nutricionista destaca outras opções de gordura para fazer frituras no dia a dia.

“Quando pensamos no melhor (em termos de saudabilidade), o azeite é uma boa opção, em segundo lugar o óleo de canola”.

“A composição desses dois óleos tem uma boa proporção de ácido graxo monoinsaturado comparado aos demais tipos de ácidos graxos”.

“Sendo que os monos são mais estáveis às altas temperaturas, retardando o processo de oxidação, gerando menos compostos tóxicos quando comparado a outros tipos de óleos usados na fritura”, finaliza.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia