Marco Garcia aprova ação da Prefeitura no combate à mendicância de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de outubro de 2017 às 17:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diante da realidade que é o aumento no número de moradores de rua é preciso poder público se mexer

A Prefeitura de Franca está realizando uma campanha pela cidade com o objetivo de diminuir a mendicância que tanto tem incomodado a população. A ação atende a uma sugestão do presidente da Câmara Municipal, Marco Garcia (PPS).

Diante da realidade que é o aumento no número de moradores de rua em Franca e da insatisfação da população, Marco Garcia protocolou, em junho último, a Indicação 1262/2017, que solicitava da Prefeitura a tomada de providências no sentido de conscientizar os francanos a não dar esmolas.

O objetivo de Marco Garcia é que, com uma campanha bem articulada pelo poder público, a prática da mendicância em Franca seja diminuída, num primeiro momento, e erradicada a médio prazo. Para tanto, um dos focos é demonstrar que o dinheiro doado se reverte no consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes.

“Cada dia tem se tornado mais comum uma grande quantidade de pessoas pedindo esmolas em Franca, seja nos semáforos, em frente a comércios, igrejas e até nas residências. Em alguns casos, inclusive, têm ocorrido abordagens violentas. Isso tem que parar”, disse Marco Garcia.

Para o presidente da Câmara, o fato do prefeito Gilson de Souza acatar sua indicação e dar início à campanha é um grande avanço para Franca. “O ato de dar esmolas, a princípio, aparenta ser um gesto de solidariedade e generosidade. No entanto, deve ser evitado porque colabora para a permanência das pessoas nas ruas e cria a ilusão de que é possível viver através da mendicância”, concluiu o presidente da Câmara.

A campanha é intitulada “Não dê esmolas. Um não que transforma – conheça o outro lado da moeda” já tem promovido a distribuição de material impresso em ruas e avenidas de Franca. Traz informações como:

– Dar esmola incentiva o pedinte a continuar nas ruas;

– A esmola pode ser utilizada no consumo de álcool e drogas;

– Cria-se um mercado da esmola, atraindo mais pedintes;

– Ao receber esmola, o pedinte não aceita ajuda da Ação Social


+ Política