Festas de final de ano poderão aumentar os casos de Covid-19, alerta Ministério

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aglomerações relacionadas às festas de fim de ano também poderão refletir em um aumento no número de casos no início de 2023.

Vacinação contra a Covid-19 em São Paulo (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Mais de 68 milhões de brasileiros deixaram de receber a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, 68.867.381 estão em atraso com o primeiro reforço contra a doença e 30.716.380 já podem receber a segunda dose de reforço mas ainda não retornaram aos postos de vacinação.

A maior parte dos imunizantes contra a infecção pelo coronavírus, incluindo as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac, conta com esquema primário de duas doses.

De acordo com o ministério, 19,3 milhões de brasileiros não completaram o esquema vacinal, tendo recebido apenas a primeira dose, e não estão completamente protegidos.

Alerta das autoridades

Segundo a CNN Brasil, o surto de Covid-19 na China acende o alerta das autoridades sanitárias para a possibilidade de novas ondas da doença.

Especialistas estimam que as aglomerações relacionadas às festas de fim de ano também poderão refletir em um aumento no número de casos no início de 2023.

O Ministério da Saúde reforça a importância de se completar o esquema primário e de doses de reforço para aumentar a imunidade contra a doença.

Estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19.


+ Saúde