Conheça algumas soluções caseiras para o tratamento da rinite alérgica

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 5 de maio de 2024 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem sofre de alergia tem o sistema imunológico com reações exageradas, ou seja, o organismo reage de forma intensa em sua defesa

Nariz entupido e escorrendo, olhos vermelhos e inchados, coceira na garganta e tosse. Esses são os sintomas mais comuns da rinite alérgica, uma reação imunológica do corpo reagindo a partículas que foram consideradas estranhas.

Essa condição de problemas respiratórios é uma das mais comuns do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Cerca de 30% a 40% da população mundial sofre com a rinite alérgica.

Rinite alérgica – Qual a causa?

É importante conhecer um pouco sobre a alergia e os seus causadores. O nariz é a principal porta de entrada para o ar que vai chegar até os pulmões. Sua função é carregar substâncias boas e filtrar as ruins.

Quem sofre de alergia tem o sistema imunológico com reações exageradas, ou seja, o organismo reage de forma intensa em sua própria defesa quando alguma substância estranha tenta passar pelo canal respiratório.

O pensamento de que apenas substâncias químicas ou poluição atacam a rinite é totalmente errado. Várias substâncias do meio ambiente também desencadeiam as reações alérgicas.

São elas 

Mudanças climáticas, tempo seco, pólen das flores, poeira, fungos e mofos, ácaros, pelos e saliva de animais.

A poeira encontrada dentro de casa, os pelos de animais e os ácaros ainda são considerados os maiores causadores da crise de rinite.

Os ácaros são microorganismos (invisíveis ao olho nu) que se reproduzem com muita facilidade em estofados e tecidos, principalmente em ambientes escuros e úmidos.

Não há como se livrar 100% dos ácaros, eles são seres comuns nas nossas casas e, inclusive, em nossa pele, mas o controle dessa reprodução com ambientes claros e limpos é necessário e ajuda muito a prevenir crises de rinite.

Tratamentos caseiros para rinite alérgica

Há diversos tratamentos caseiros e naturais que devem ser feitos para quem tem crises seguidas. O tratamento com chás, por exemplo, pode tanto prevenir quanto controlar a situação da alergia.

Chá de Sabugueiro

5g de flores secas de Sabugueiro;

200ml de água.

Ferva a água, misture as flores e deixe descansar por 10 minutos.

Água Salina

A irrigação salina nasal é muito eficiente para pessoas com alergias respiratórias. Ela limpa o nariz e previne reações alérgicas. Para aplicá-la, você necessita de uma ampola nasal.

Em um copo de água morna adicione 1 colher de chá de sal e 1 uma colher de chá de bicarbonato de sódio;

O uso da ampola nasal fará esse líquido passar de uma narina para a outra, realizando uma limpeza e proteção.

Gengibre

O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite.

Rale a quantidade de 1 colher de sopa de gengibre e ferva com um copo de água por 5 minutos. Depois adicione mel ou limão e tome. Outra maneira de usar é mastigar pedaços de gengibre.

Urtiga  

É uma planta medicinal depurativa e ajuda pessoas alérgicas ao pólen. A Urtiga pode ser preparada como chá e em sopas. Deve-se tomar cuidado com suas folhas, pois ao encostar na pele causam coceira.

Chá de Hortelã

Pode ser usado seu vapor e depois ingerido.

Uma xícara cheia de folhas de hortelã;

300ml de água.

Ferva as folhas na água. Transfira o chá para um novo recipiente, bote um pano de prato por cima, cobrindo também o recipiente do chá e aspire o vapor que sobe. Depois de frio pode ser consumido.

Chá verde

O chá verde tem muitas propriedades para a saúde. Para casos de rinite alérgica, contém uma substância que impede a produção de histamina, diminuindo os sintomas.

Rinite alérgica – Tratamento e Prevenção

Não há cura, até o momento atual, para a rinite alérgica. O que se sabe é que os tratamentos são muito eficazes e os remédios descongestionantes e antialérgicos são bem eficazes, mas a melhor coisa a ser feita pelo paciente é evitar a crise.

Manter a casa limpa e bem higienizada é o principal fator. Para quem tem pets dentro de casa, é muito importante que eles não fiquem em sofás e camas onde a pessoa alérgica utilize com frequência.

Pelos e caspas de animais atacam fortemente a rinite. Exatamente por isso, os pets devem tomar banho de 15 em 15 dias, ter suas próprias camas e o chão da casa deve ser aspirado regularmente.

Outro fator importante é a poeira doméstica. Com o passar dos dias, uma poeira fina vai repousando sobre o chão, móveis e camas da casa.

Em uma casa onde alguém tem alergia, é evidente que não deve-se varrer nunca, mas a poeira também não pode ficar lá. Aspirar a casa, os sofás, tapetes, cortinas e cama regularmente é um processo que deve entrar na rotina de uma família com alergias respiratórias.

Ácaros

Por fim, e não menos importante, temos que resolver os ácaros. Para o controle de proliferação e diminuição dos ácaros em nossas casas, devemos manter os ambientes sempre bem iluminados com luz solar, bem arejados e limpos.

As roupas de cama devem ser lavadas periodicamente, os sofás, tapetes e cortinas também devem receber uma rotina de limpeza.

Dica: o uso de produtos de limpeza com cheiros muito fortes, amaciantes e perfumes, são potencializadores de rinite. Opte por produtos neutros, de coco e limpeza com vinagre e bicarbonato de sódio.

(Com informações do gruporainbow)


+ Saúde