O livro “Be-a-bá”, como o próprio título alude, é uma obra de memórias sobre a longa trajetória de Cruz nas salas de aula.
Um dos maiores escritores e professores francanos e membro da Academia Francana de Letras (AFL), Luiz Cruz de Oliveira vai lançar seu novo livro, “Be-a-bá”, neste próximo sábado, dia 10, das 14h às 16h, na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).
O evento será bastante informal, com um sarau musical e até um café da tarde.
“Be-a-bá”, como o próprio título alude, é uma obra de memórias sobre a longa trajetória de Cruz nas salas de aula.
O que diz o escritor
“Eu tento mostrar duas coisas importantes na minha visão: a gratidão por todas as pessoas que me fizeram professor, como as minhas professoras primárias”, explica Luiz.
“A segunda coisa que eu queria passar é uma mensagem aos legisladores, a respeito das transformações que eles fazem no ensino sem conhecer absolutamente nada. O elo mais importante da corrente educacional é a alfabetização, e os legisladores acabaram com esse curso. Não temos mais alfabetizadores”.
Sem evolução
Para o autor, o resultado da interferência do Poder Legislativo na educação é que muitos alunos terminam o Ensino Fundamental e até o Ensino Médio sem saber ler e escrever. Cruz frisa que tentou atingir esses dois objetivos de forma literária, amante da boa literatura que é.
Sobre o evento de lançamento, o acadêmico esclareceu que ele deseja um encontro de amigos. “Estou convidando sobretudo os meus ex-alunos, porque eles entendem exatamente do que estou falando e quais são meus objetivos”, finaliza.