Lislene Ledier Aylon, primeira mulher da direção da FDF, receberá comenda da Câmara

  • Marcia Souza
  • Publicado em 17 de novembro de 2025 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atuante na advocacia desde 1990, destacou-se na área de Direito Securitário, representando importantes companhias brasileiras

A advogada e professora Lislene Ledier Aylon será agraciada com uma comenda da Câmara Municipal de Franca, por iniciativa do vereador Daniel Bassi. A homenagem reconhece sua trajetória marcada pela excelência acadêmica, contribuição à advocacia e dedicação à formação de novas gerações de juristas, além de seu papel histórico como primeira mulher a ocupar um cargo de direção na Faculdade de Direito de Franca (FDF).

Nascida em 1º de julho de 1966, em Franca (SP), Lislene é filha de Laércio Aylon Ruiz e Marilúcia Ledier Aylon, e irmã de Lenise Ledier Aylon. Desde cedo, mostrou vocação para o estudo e o Direito, formou-se pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca) em 1989, e construiu uma carreira sólida pautada pela ética, pela pesquisa e pela valorização do ensino jurídico.

Com especializações em Direito Penal e Processual Penal (Faculdade de Direito de Franca, 1994) e em Direito Marítimo e Portuário (Universidade Católica de Santos, 2013), Lislene também é Mestre em Direito Privado pela Universidade de Franca (2002) e Doutora em Direito pela FADISP, com tese sobre a função social no Direito Constitucional.

Atuante na advocacia desde 1990, destacou-se na área de Direito Securitário, representando importantes companhias como Marítima Seguros, Bradesco Seguros e Companhia União de Seguros, em diversas regiões do interior paulista e do Triângulo Mineiro.

Também participou da Comissão da Mulher Advogada (1995–2000) e foi Secretária da 13ª Subseção da OAB/SP – Franca (2000–2003), período em que defendeu o fortalecimento da advocacia e o protagonismo feminino no meio jurídico.

Na docência, iniciou sua trajetória em 1999, na Universidade de Franca, e desde então formou centenas de profissionais do Direito. Retornou à Faculdade de Direito de Franca em 2016, após período de atuação em instituições de ensino em Santos, Guarujá e Vinhedo.

Entre 2017 e 2022, coordenou o Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ) da FDF, levando serviços jurídicos gratuitos à população e reforçando o vínculo social da instituição com a comunidade francana. Em janeiro de 2022, foi eleita Vice-Diretora da Faculdade de Direito de Franca, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo de direção na história da tradicional instituição — marco de importância acadêmica e simbólica. Reeleita em dezembro de 2024, segue no cargo com mandato até 2028.

Atualmente, mesmo licenciada das atividades de graduação, continua como docente do Programa de Mestrado da FDF, ministrando a disciplina “Relações de Consumo na Pós-Modernidade”.

“A concessão da comenda celebra não apenas a carreira de destaque da Dra. Lislene, mas também sua contribuição para o fortalecimento do ensino jurídico e o avanço da representatividade feminina na academia e no Direito francano — uma história que inspira e engrandece toda a comunidade”, disse Bassi, que também é advogado.


+ Cotidiano