Após confusão em quadra, todas as partidas da equipe como mandante serão realizadas com portões fechados
A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou, nesta sexta-feira, uma resolução da presidência após o episódio de agressão à arbitragem ocorrido ao fim da partida entre Pato Basquete e Caxias do Sul Basquete, válida pelo NBB Caixa 2025/2026.
Em nota oficial, a entidade lamentou os fatos registrados após o confronto e informou que está prestando todo o suporte aos árbitros envolvidos. Segundo a LNB, os profissionais agredidos receberam atendimento médico logo após a partida e registraram Boletim de Ocorrência. Apesar do abalo emocional provocado pelo ocorrido, todos passam bem.
A LNB reforçou ainda que não há espaço para qualquer tipo de violência no ambiente esportivo e destacou que seguirá atuando para preservar os valores considerados inegociáveis no esporte.
Após a análise das evidências relacionadas ao caso, a presidência da LNB informou que adotou medidas dentro das competências previstas no Estatuto da entidade e no Regulamento do NBB Caixa 2025/2026. Entre as decisões anunciadas, ficou determinado que, em razão da ausência de condições adequadas de segurança no ginásio do Pato Basquete, todas as partidas da equipe como mandante serão realizadas com portões fechados, até nova deliberação ou decisão do Tribunal de Justiça Desportiva da LNB.
A medida também levou em consideração questões logísticas envolvendo o deslocamento das equipes adversárias nas próximas rodadas do campeonato. Durante esse período, será permitida apenas a presença de membros identificados da comissão técnica e do corpo técnico da entidade. Dirigentes estão temporariamente impedidos de acessar o ginásio, em função de uma apuração cautelar sobre possível participação nos fatos.
A LNB informou ainda que todas as pessoas autorizadas a entrar no ginásio deverão apresentar documento de identificação ao representante oficial da partida.