Lanche saudável: como mandar frutas na lancheira dos filhos sem que elas escureçam?

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Frutas como maçã, pera e banana, escurecem rapidamente após cortadas, mas é possível evitar esse processo e preservar o sabor dessas delícias

Preparar uma lancheira saudável para os filhos todos os dias é um desafio para as famílias – foto Freepik

 

Preparar a lancheira das crianças todo dia para ir à escola pode ser um desafio em termos de cardápio. Qual fruta escolher? E ainda, qual é a melhor forma de armazená-la para não estragar até a hora do consumo?

Frutas como maçã, pera e banana, quando cortadas, escurecem rapidamente. Por outro lado, enviá-las inteira pode dificultar o consumo pela criança.

Em termos de cardápio, a nutricionista funcional infantil Josiele da Luz, explica que não há uma fruta ideal para mandar na lancheira das crianças. O ideal é variar o máximo possível.

“Mandar sempre as mesmas frutas pode contribuir para a criança limitar seu paladar. Recomendo revezar três tipos diferentes de frutas por semanas e, se possível, trocar por novas opções na semana seguinte”, diz Luz.

Em relação à forma de enviar, ela diz que embora seja mais fácil e prático mandar frutas inteiras, em especial banana e maçã, as crianças tendem a comer mais quando a fruta está picada.

“Picar a fruta aumenta o consumo pelas crianças. O impacto visual, em relação à quantidade, é menor, e a aceitação é maior”.

Por outro lado, enviar as frutas picadas exige mais cuidado. Algumas, como banana, maçã e pera tendem a escurecer dessa.

A boa notícia é que existe uma dica para evitar que isso aconteça: deixar as frutas já picadas por 15 minutos dentro do suco de laranja espremido na hora.

“Em geral, 2 a 4 laranjas são suficientes. O importante é que a fruta esteja submersa no suco”.

Luz explica que o ácido cítrico presente na laranja evita que essas frutas que oxidam rapidamente após cortadas escureçam.

Espremer algumas gotinhas de limão sobre as frutas picadas e espalhar bem teria o mesmo efeito. Mas a nutricionista tende a preferir a laranja para as crianças, pois o limão deixa o sabor mais ácido, enquanto a laranja, mais docinho.

Um último ponto a ser considerado é o armazenamento. Frutas picadas ficam mais perecíveis.

Para manter o sabor, a textura e a qualidade da fruta entre o preparo e a hora do lanche, Luz recomenda sempre usar uma lancheira térmica e colocar junto uma bolsa de gel congelada, para manter a temperatura adequada.

Potes térmicos também são uma boa opção. Se possível, o ideal também é picar o mais próximo possível do horário da aula, para não ficar perecendo.

*Informações O Globo


+ Nutrição