Indústria de calçados perde mais de quatro mil postos de trabalho só em novembro

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A entidade não divulgou os número de Franca especificamente, mas as vagas foram fechadas em todos os polos calçadistas

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base nos números do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que a indústria calçadista perdeu mais de quatro mil empregos somente em novembro.

Com isso, o setor encerrou o período de janeiro a novembro de 2025 com saldo positivo de 7,9 mil postos criados e estoque total de 290,2 mil pessoas empregadas na atividade, 1% menos do que no mesmo período do ano passado.

A entidade não divulgou os número de Franca especificamente, mas as vagas foram fechadas em maior número, pela ordem, nos estados do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional de calçados, Ceará, Bahia e São Paulo.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que o revés já era esperado. “É um reflexo direto do tarifaço aplicado pelos Estados Unidos aos calçados brasileiros. Com o tempo passando e sem uma solução para o impasse, as empresas perdem o fôlego para a manutenção dos empregos”, comenta o dirigente, ressaltando que, em novembro passado, as exportações para os Estados Unidos caíram quase 50%, para cerca de US$ 10 milhões.


+ Economia