Governo de São Paulo lança “Casa SP Afro Brasil”, para promoção da equidade racial

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 13 de novembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As prefeituras poderão solicitar uma Casa SP Afro Brasil por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Regional,

Ato de lançamento da Casa SP Afro Brasil feito durante o Fórum SP Afro Brasil

O governo de São Paulo lançou neste sábado (13), durante o Fórum SP Afro Brasil 2021, a Casa SP Afro Brasil, um local onde serão oferecidos espaços de multiuso para o desenvolvimento regional e socioeconômico da população negra paulista.

O investimento do estado será de R$ 7,4 milhões na primeira fase do projeto, que prevê a construção de dez unidades.

Entre os pilares do novo programa estão o reconhecimento e a valorização da história e da cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, e a garantia de acesso aos serviços e programas do governo estadual.

As unidades oferecerão:

atendimento de justiça e cidadania, por meio do Programa “São Paulo Contra o Racismo”, instituído pela Lei nº 14187/2010;

atendimento de saúde da população negra;

ensino da história e cultura afro-brasileira, oficinas culturais e culinárias negras;

cursos de gestão aos profissionais de salões de beleza negra, moda e artesanato afro;

workshops, palestras, cursos, treinamentos, reuniões e encontros, além de exposição de personalidades negras, biblioteca e projeção multimídia.

Dia histórico

“Hoje é um dia histórico no estado de São Paulo, realizamos o primeiro Fórum SP Afro Brasil e lançamos a Casa SP Afro Brasil, uma iniciativa que valoriza a história e cultura afro-brasileira”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Já em 2021 celebraremos convênios com dez prefeituras a fim de entregarmos novos mecanismos para o desenvolvimento socioeconômico da população negra do estado”, completou Vinholi.

As prefeituras poderão solicitar uma Casa SP Afro Brasil por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Desenvolvimento Regional, que fará a articulação e formalizará os convênios para criação dos espaços, que tiveram os projetos executivos desenvolvidos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

As prefeituras vão indicar os terrenos e ficarão responsáveis pelo custeio, após a inauguração das casas.

A Casa SP Afro Brasil é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Cultura e Economia Criativa, Justiça e Cidadania, Esporte e Lazer, e Habitação por meio da CDHU.

(Agência Brasil)


+ Política