Franca inicia às 10h de hoje, experiência de esterilização ultravioleta no PS Adulto

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de maio de 2020 às 22:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Esse tipo de tecnologia já é usada com regularidade em ambientes como hospitais e aeroportos em São Paulo

A Prefeitura de Franca coloca em prática nessa quarta-feira, dia 20, uma experiência piloto através de sua Secretaria de Saúde, com a higienização e desinfecção de ambientes com radiação ultravioleta. 

A experiência será feita a partir das 10h, no Pronto Socorro de Referência Dr. Álvaro Azzuz” e logo depois, em um ônibus da empresa concessionária do transporte coletivo e urbano na cidade.

Serão aplicados recursos da tecnologia, com a utilização de um equipamento móvel, que pode ser deslocado sem maiores dificuldades nos ambientes, emitindo luz ultravioleta (UV), promovendo a esterilização sem deixar vestígios. 

Esse tipo de experiência já é praticada com certa regularidade em ambientes como hospitais e aeroportos em São Paulo e começou a ser aplicada nos trens do metrô, através da Prefeitura da capital.

De acordo com as autoridades da Saúde de Franca, primeiramente será feita essa higienização a título experimental, com análise da sua eficácia e durabilidade, para posterior entendimento com a empresa fornecedora do serviço, buscando ampliar para outros locais e fazer a desinfecção sistemática nos ambientes com maior fluxo de pessoas. 

Segundo o coordenador de Saúde, Luiz Carlos Vergara, trata-se de um sistema prático, eficaz, ágil e de baixo custo que poderá dar ainda mais segurança a todos os cidadãos que frequentam estes ambientes ou são transportados nos ônibus.

Outros dois locais que receberão essa experiência são as UPAs dos Jardins Aeroporto e Anita, também programado para essa quarta-feira. 

O coordenador lembrou também, que desde o início da pandemia a Prefeitura adotou medidas protetivas com limpezas periódicas com água e cloro nesses locais, além de pontos de ônibus, escolas que estão servindo de postos de vacinação, terminal de ônibus e vias públicas próximas as repartições de maior fluxo de pessoas.


+ Saúde