Fiscalização oferece opção de regularizar comércio informal em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 11:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeitura encontra alternativa para suprir necessidade apresentada há tempos por comerciantes locais

As fiscalizações na área comercial central de Franca vêm acontecendo desde o último dia 13 de dezembro de 2017 e tem como principal objetivo coibir o comércio informal. Procurando aplicar a lei, mas também oferecer opções para aqueles que desejam, o trabalho pertinente a Obras e Posturas passou e realizado pelos Fiscais Sanitários  oferece a chance de regularização da atividade.

Um balanço preliminar feito na última semana, mostra que já foram realizadas 275 abordagens, sendo 65 na vigilância sanitária, 115 na área central da cidade e 95 nas áreas periféricas e comunidades. Essa foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura para suprir uma necessidade que já vinha se estendendo desde o ano passado.

As equipes envolvidas procuram, como primeiro passo, conscientizar, advertir e até esclarecer sobre o comércio informal para os ambulantes, dialogando em busca de uma solução. Quem tem o interesse de se regularizar, são orientados comparecer à Prefeitura munidos de RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. Logo após será feita uma avaliação onde resulta se o comércio é apto ou não, com opções de locais.

A direção da Vigilância Sanitária reforça que apesar estar apenas começando, com menos de um mês de efetivo funcionamento, a fiscalização do comércio informal será contínua e pretende se aprimorar cada vez mais ao longo do novo ano.

O esforço com isso é garantir as atividades dentro dos parâmetros legais, uma área central com seus espaços livres, preservando os direitos daqueles legalmente estabelecidos e os direitos do comerciante e do consumidor, além de pontos estratégicos fora do centro em que existem essas práticas. E aos ambulantes dispostos a se regularizarem, vem sendo oferecida a opção de formalização, com as orientações necessárias, inclusive o suporte da Sala do Empreendedor e para se transformarem em MEI (Micro Empreendedor Individual).


+ Serviços