Descubra quais frutas podem conter mais pesticidas e como proteger sua saúde
Mesmo as frutas da estação podem apresentar altas taxas de agrotóxicos – foto Arquivo
O consumo de legumes, verduras e frutas é sempre recomendado, especialmente aqueles que são da estação.
Essa escolha sazonal não só ajuda na economia do lar, mas também garante que você consuma produtos mais frescos e saborosos, com todos os seus nutrientes.
Contudo, mesmo as frutas da estação podem apresentar altas taxas de agrotóxicos, o que compromete significativamente seus benefícios para a saúde.
Por isso, a recomendação é optar pelas versões orgânicas, que oferecem sabores mais apurados e são cultivadas com técnicas agrícolas mais sustentáveis e menos nocivas.
Além de representar um perigo para quem os consome, esses venenos também prejudicam a saúde dos produtores rurais, que estão constantemente expostos a essas substâncias químicas. É uma questão de saúde pública e ambiental que merece atenção urgente.
Para rastrear o perigo que cerca as frutas, o Environment Working Group (EWG), uma ONG americana, analisou aproximadamente 47 mil amostras de 46 frutas e vegetais, e divulgou uma lista detalhada dos que contêm mais agrotóxicos.
As frutas com mais agrotóxicos
O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) compilou uma lista de 46 produtos vegetais, incluindo doze frutas, após sua pesquisa aprofundada.
A conclusão alarmante foi que o morango é a fruta com a maior concentração de agrotóxicos em suas amostras analisadas.
Confira agora a lista completa dos produtos mais contaminados, para que você possa fazer escolhas mais acertadas no supermercado e priorizar sua saúde e a de sua família.
Os agrotóxicos representam um perigo real para a sua saúde e para o meio ambiente. Essas substâncias químicas são bioacumulativas, o que significa que se acumulam no organismo ao longo do tempo, podendo impactar a vida das pessoas a longo prazo, com efeitos ainda desconhecidos.
O consumo de alimentos orgânicos torna-se, portanto, fundamental para manter o bom funcionamento do corpo a longo prazo e também para beneficiar o meio ambiente. Priorizar orgânicos é um investimento na sua saúde e no futuro do planeta.