FBR deve gerar 600 aproximações comerciais entre fábricas locais e importadores

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 29 de março de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento realizado pela Acif, Prefeitura Municipal e Sebrae-SP acontecerá na próxima semana, entre os dias 2 e 4 de abril

Imagem da Rodada de Negócios do ano passado (Foto: Wilker Maia/Acif)

A Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura de Franca e o Sebrae-SP realizarão na próxima semana, nos dias 2, 3 e 4 de abril, a 3ª edição da FBR (Franca Business Round): Rodada de Negócios Internacionais.

O evento reunirá 30 empresas locais do setor calçadista e 31 importadores de nove países com o objetivo de impulsionar as exportações do produto. As negociações acontecerão no Espaço Cedro e a abertura do evento está marcada para as 8h da próxima terça-feira, 02.

“O setor calçadista passa por um momento desafiador nas exportações, neste início de ano, e a FBR chega com a missão de alavanca-las”, afirma o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge.

“Se por um lado tivemos uma queda nas negociações internacionais deste primeiro bimestre, ao longo dos últimos 5 anos o que observamos é um crescimento de 13% e uma movimentação de US$ 323 milhões na cidade. Esperamos gerar cerca de 600 aproximações comerciais durante esses três dias de FBR e impulsionar a venda do calçado francano para além das fronteiras nacionais”, conclui.

Otimismo

Para a gerente regional do Sebrae-SP em Franca, Iroá Arantes, a FBR tem se mostrado uma importante ferramenta para o setor calçadista local.

“A FBR é uma iniciativa muito importante para o setor calçadista de Franca por viabilizar o contato com clientes internacionais. Sem dúvidas, o Sebrae apoia e participa dessa iniciativa para promover o desenvolvimento e a competitividade da indústria calçadista francana”, disse.

O prefeito Alexandre Ferreira afirma que o movimento de incentivo à exportação gerado pela FBR é muito importante e deve se estender a outros setores produtivos.

“O processo que a Prefeitura fez, junto aos empresários, os parceiros e toda a cidade, foi para facilitar o acesso dos nossos produtores ao mercado internacional. É muito importante trazer todos esses importadores para Franca a fim de que eles conheçam o trabalho local e, a partir daí, exportarmos ainda mais. E não só o sapato, mas, também, o café, outros alimentos, vestuários, enfim: tudo aquilo que a cidade tem de produzir com qualidade e competitividade e, principalmente, garantia de entrega”, afirma.

Ponta a ponta

Neste ano, a FBR contará com a participação de importadores da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai e Emirados Árabes.

Patrocinam o evento a Intercargo, Race Tranportes, Travelex, Tecnogi, Credimogiana, BoxPrint, Morada Inn e Espaço Cedro.

Apoiam institucionalmente a inciativa o Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.

Como funciona a FBR

Idealizada pelo DNI-ACIF (Departamento de Negócios Internacionais da ACIF), a FBR prevê reuniões individuais entre importadores e fábricas calçadistas locais, cujos perfis de interesse coincidem, levando-se em consideração quesitos como faixa de preço e público alvo (feminino, masculino ou infantil).

As fábricas locais organizam seus estandes com exposição de produtos e espaço para as negociações, que acontecem com o suporte de tradutores e demais parceiros do evento, como equipes da área de operações financeiras, de suporte para operações logísticas, despachante aduaneiro e trading parceiros.

Para garantir o sigilo das operações, o evento só permite a entrada de pessoas credenciadas.


+ Economia