Existe um alimento que seja pior para o cérebro? Nutricionista diz que sim!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 13 de janeiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo a nutricionista, um alimento em especial deve ser limitado nas refeições. Confira qual a porção ideal para consumir por semana

Alimentação está diretamente ligada à saúde de todo o organismo – foto Freepik

 

O corpo humano é uma engrenagem que envolve vários órgãos, sendo o cérebro considerado um dos principais.

De acordo com a nutricionista Sarah Anzlovar, rechear o prato com alimentos integrais e à base de plantas favorece a saúde cerebral. Entretanto, também há opções que fazem exatamente o contrário, ou seja, prejudicam.

Em um artigo do portal estadunidense de nutrição EatingWell, a profissional especializada em alimentação para a mulher destacou que alguns alimentos devem ser limitados nas refeições.

A nutricionista explicou que “o que é bom para o resto do corpo também é bom para o cérebro”, e vice-versa.

Na listagem feita por Sarah, a carne vermelha aparece na primeira colocação dos piores alimentos para a saúde do cérebro.

Antes de querer cortar totalmente a opção de proteína das refeições, a nutricionista bate na tecla não ser necessário “abandonar completamente” a ingestão.

“Isso não significa que você tenha que abandonar completamente toda a carne vermelha, mas mantenha o consumo abaixo de 340 gramas por semana”, sugeriu a especialista. Ela recomendou trocar o alimento por peixes e tofu em algumas refeições.

Segundo a nutricionista, o consumo de carne vermelha deve ser regrado por quem deseja melhorar a saúde do cérebro, e também reduzir o risco de acidente vascular cerebral e de doenças neurodegenerativas, a exemplo da demência. As condições “podem ser influenciadas pela inflamação”.

A nutricionista Laura M. Ali também colaborou para o artigo. Conforme explicou a expert, a carne vermelha é rica em gordura saturada, o que pode levar ao acúmulo de placas no cérebro.

“Uma pesquisa mostrou que as pessoas que trocam esse alimento por peixes, aves e feijões em sua dieta melhoraram o desempenho cognitivo”, frisou.

No rol de alimentos prejudiciais ao importante órgão do sistema nervoso constam ainda os alimentos processados, bebidas alcoólicas e adoçadas com açúcar.

“O que você come desempenha um papel importante na saúde do seu cérebro, desde a memória e o aprendizado até o risco de doenças relacionadas à cognição”, ressaltou Sarah.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição