Está doente? Saiba quais são os melhores alimentos para consumir nessa situação!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 10 de agosto de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seja pelo valor nutritivo, seja pelo bem-estar que proporcionam, estes são os alimentos que te farão se sentir melhor

A alimentação influencia diretamente no bom funcionamento do organismo – foto Freepik

 

A alimentação, você sabe, influencia diretamente o bom funcionamento do nosso organismo. Não por acaso, muitos ingredientes foram – e ainda são –usados como remédio.

“Quando pensamos no fortalecimento da nossa imunidade, para prevenir várias doenças bacterianas ou virais, como gripes, resfriados e viroses, ou mesmo para reduzir os sintomas ruins que elas provocam (enjoo, fraqueza, dores no corpo, congestão nasal), algumas comidas são mais indicadas do que outras”, diz a nutricionista Marina Politi, especialista em nutrição esportiva.

1. Canja de galinha

Sim, a velha e boa canja tem sido um remédio há várias gerações. E não é a toa. “Quando ficamos doentes, normalmente perdemos o apetite, ficamos mais enjoados e, por isso mesmo, toleramos melhor alimentos menos sólidos”, explica Marina.

Por isso, não apenas a canja, mas sopas e caldos em geral são excelentes opções para quando estamos mal. Eles são cheios de sabor, ricos em vários nutrientes e fáceis para o sistema digestivo.

“Além de sua consistência e presença de água, que auxilia na hidratação, podemos fazer preparos com legumes, carboidratos e proteínas, tornando a refeição nutricionalmente completa, para ajudar o corpo a se recuperar com mais facilidade”, completa a nutricionista. Além disso, por serem quentes, ajudam a aliviar a congestão nasal.

2. Chás quentes

Quando estamos doentes, os chás quentes, assim como as sopas, agem como descongestionante e expectorante.

Sem falar que auxiliam na hidratação e possuem diferentes compostos bioativos com ação anti-inflamatória e antioxidante. Por isso são uma ótima opção para se beber ao longo do dia.

3. Banana

Ela é uma boa pedida para quando a gente não está legal. Macia e rica em nutrientes, oferece carboidratos (leia-se energia) de ação rápida.

Além disso, o potássio da banana também pode ajudar a repor seus estoques de eletrólitos, que são os responsáveis pelo transporte de água para dentro das células.

Outro benefício da fruta é a fibra solúvel que ela contém, que se transforma em um gel quando encontra os líquidos o nosso organismo, por isso pode ajudar em casos de diarreia.

4. Alho

Esse ingrediente tem sido usado na medicina herbal há séculos. Ele tem ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e bactericida, razão pela qual é sempre tão indicado quando estamos gripados.

5. Água de coco

Rica em sais minerais, vitaminas, aminoácidos e carboidratos, é considerada um isotônico natural e deve ser utilizada principalmente nos quadros em que há perda destes compostos, como sudorese intensa (febre), diarreia, vômitos e falta de apetite.

6. Gengibre

Carregado de compostos bioativos como gingerol, paradol e shogaol, que agem nos sistemas nervoso, digestivo e imune, ajudando não só no fortalecimento das defesas do organismo como, também, aliviando sintomas de enjoo e vômitos.

“Um chá quentinho de gengibre, além de promover um relaxamento no sistema gastrointestinal, irá proporcionar uma ótima sensação de conforto”, diz Juliana.

7. Mel

Contém flavonóides e polifenóis, que são antioxidantes, ou seja, protegem as células e tecidos dos radicais livres que atacam nossa imunidade.

Ele ainda melhora o sistema digestivo, por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas. O sabor mais adocicado também estimula o nosso paladar quando estamos doentes, então, é super válido para adoçar chazinhos, iogurtes e demais preparações.

8. Iogurte

Na verdade, estamos falando de todo alimento probiótico, que são produtos lácteos e/ou fermentados (iogurtes, keffir, kombucha, etc.) que possuem “bactérias boas” em quantidades adequadas.

Eles agem, principalmente, ajudando na saúde gastrointestinal e imune. Vale lembrar que quando ficamos doentes e nauseados, alimentos leves e frescos são sempre bem-vindos.

9. Aveia

Trata-se de um prebiótico fácil de comer e que fornece calorias, vitaminas e minerais de que você precisa quando está doente.

Aliás, alimentos prebióticos são mais do que indicados nesse período, porque não adianta existir as “bactérias boas” se elas não tiverem os nutrientes certos para poderem crescer de forma adequada.

“Os prebióticos nada mais são do que as ‘comidinhas’ dos probióticos. São as fibras não absorvidas no trato gastrointestinal, e estão presentes especialmente nos vegetais crus (couve, espinafre, alho e cebola), nas frutas (como maçã, abacate e frutas vermelhas), nos cereais (como aveia, quinoa e farelo de trigo), nos grãos (como grão de bico, lentilha e soja) e nas sementes (como linhaça e chia)”, explica Marina.

10. Salmão

É um dos melhores peixes para você comer quando está doente porque ele tem proteína de alta qualidade, um dos nutrientes que seu corpo precisa para recuperação.

O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, que tem ação anti-inflamatória e pode ajudar o sistema imunológico a funcionar de forma mais eficaz.

*Informações Vogue


+ Nutrição