Secretaria de Esporte e Cultura apresentou balanço positivo em 2025, com ampliação de vagas, inauguração de novos espaços esportivos, conquistas em competições e incentivo a dezenas de projetos culturais em Franca
Com mais de 16 mil vagas, novos CEPELs e 75 projetos culturais, Franca fortalece esporte e cultura em 2025
A Secretaria de Esporte e Cultura de Franca também apresentou resultados expressivos no balanço de 2025.
Ao longo do ano, foram disponibilizadas mais de 16 mil vagas em atividades esportivas e culturais, distribuídas em 118 núcleos em todas as regiões da cidade.
Dois novos Centros Populares de Esporte e Lazer (CEPELs) foram inaugurados, nos bairros Vila Raycos e Parque dos Lima, ampliando para 12 o número de unidades no município. Também foram entregues as novas instalações da piscina do Centro Esportivo da Vila Santa Terezinha.
Resultados esportivos e incentivo à formação
No esporte, Franca conquistou o título de Campeã Geral dos Jogos Regionais 2025, além de resultados expressivos em diversas modalidades individuais e coletivas ao longo do ano, reforçando o trabalho de formação e valorização dos atletas locais.
Cultura valorizada e projetos fomentados
Na área cultural, a Prefeitura fomentou 75 projetos por meio de programas como o ‘Bolsa Cultura’ e parcerias institucionais.
O calendário cultural contou ainda com eventos como a Feira Literária, que marcou o retorno da Feira do Livro em novo formato, o tradicional Festival Águas de Março e exposições na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’.
As ações reforçam o compromisso da gestão com o acesso à cultura, a valorização dos artistas locais e o fortalecimento da identidade cultural da cidade.