Espinhas nas costas: saiba o que causa o problema e como tratar

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de janeiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você já teve espinhas nas costas? Entenda as causas dessa condição e como prevenir o seu aparecimento na região

Espinhas nas costas é um problema comum e que causa desconforto para muitas pessoas – foto Shutterstock

 

A acne é uma condição que, embora acometa principalmente o rosto, também pode aparecer em outras partes do corpo, incluindo as costas. O problema é comum e pode ser motivo de desconforto para muitas pessoas.

Para entender como cuidar das espinhas nas costas, conversamos com a médica especialista em dermatologia, Fernanda Nichelle, que explicou a causa e como tratar corretamente as espinhas nas costas para reduzir o incômodo causado por elas. Confira:

O que causa as espinhas nas costas?

As espinhas nas costas podem ter diversas razões, de acordo com a especialista, incluindo alterações hormonais e fatores cosméticos, como a transferência de oleosidade do cabelo para a região.

Além disso, outros fatores como sudorese excessiva, uso de produtos inadequados e predisposição genética também podem contribuir para o surgimento das espinhas na região das costas.

Existe diferença entre espinhas no rosto e nas costas?

Segundo a médica, a localização da espinha muitas vezes pode indicar diferentes causas. A acne no rosto pode estar relacionada a fatores hormonais ou cosméticos, por exemplo.

Já a acne nas costas pode ter influência de fatores como oleosidade e sudorese excessiva.

Mas, independente do motivo, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde para investigar o caso.

“Identificar a causa específica é fundamental para um tratamento eficaz, e isso pode variar entre a acne facial e a acne nas costas”, explica Fernanda.

Tratamento e prevenção

O tratamento para espinha nas costas pode envolver diversas abordagens, desde o uso tópico de cremes com ácidos e sabonetes específicos até medicamentos orais, como antiandrogênicos ou isotretinoína (Roacutan).

No entanto, o tratamento deve ser prescrito por um médico, pois cada caso é único e requer uma avaliação individualizada.

“O Roacutan, por exemplo, é conhecido por ser eficaz, mas seu uso vem com considerações e monitoramento cuidadosos devido aos efeitos colaterais potenciais”, alerta a médica.

Ainda segundo ela, uma higiene adequada é fundamental na prevenção de espinhas nas costas. Usar um sabonete adstringente pode ajudar a controlar a oleosidade, reduzindo assim o risco de desenvolver acne nessa área.

Além disso, escolher roupas que permitam a pele respirar evitando o abafamento também são práticas úteis na prevenção da acne no dorso.

*Informações Alto Astral