Embalagens encolhem, mas mantém o mesmo preço: jeito de driblar alta da inflação

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de outubro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conhecida no exterior como shrinkflation (ou reduflação, numa tradução livre), não é ilegal, mas as empresas precisam informar com clareza

Quem vai ao supermercado nota que os produtos estão mais caros, dos alimentos aos produtos de limpeza.

No entanto, a inflação nem sempre se apresenta explicitamente no preço.

A redução da quantidade de unidades de um produto ou do peso nas embalagens sem alterar os preços pode deixar o consumidor com a falsa sensação de que o item não sofreu reajustes ou, até mesmo, está mais barato.

Mas, na prática, o cliente está pagando mais pelo item.

Essa estratégia do varejo, conhecida no exterior como shrinkflation (ou reduflação, numa tradução livre), não é ilegal. Mas as empresas precisam informar com clareza a mudança nas embalagens.

Na semana passada, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, assinou uma portaria que aumenta de três para seis meses o prazo durante o qual as informações sobre alterações na quantidade de itens de um produto devem permanecer na embalagem.

O prazo para adequação é de 180 dias.

Recentemente, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, abriu seis averiguações preliminares para apurar a conduta de empresas por possíveis alterações no volume de embalados sem a adequada informação aos consumidores ou proporcional redução no preço.


+ Economia