Com cara de “destruído”, jeans destroyed é uma das apostas para o verão 2017

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de janeiro de 2017 às 10:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ele propõe um look despojado, sofisticado e estiloso para homens e mulheres na estação mais quente

Novo ou velho, não importa. A tendência destroyed está pegando os jeans alheios de jeito e parece que veio mesmo para ficar. Hit no verão 2015, esse jeans com cara de “castigado”, dando ar de peça usada e abusada, é inspirado no movimento punk, e chega ao verão 2017 propondo um look despojado, sofisticado e estiloso para homens e mulheres. E em meio à estação mais quente do ano, shortinhos jeans desbotados, desfiados e rasgados, bem como saias, calças e bermudas, entram em cena para compor looks pra lá de despretensiosos, com um quê rock n’ roll e com um pezinho em décadas passadas.

Uma tendência feminina é investir em jeans destroyed colorido; mas seja ele color ou somente jeans, a sugestão é combinar as peças com elementos ultrafinos, como camisas fluidas, rendas florais, transparências e sandálias de tiras multicoloridas, ideal para as mais delicadas. “As garotas que desejam agregar um toque de estilo ao visual, entretanto, devem abusar de xadrezes, tachas e spikes, além de sobreposições, t-shirts e calçados como flats slippers e Oxford”, pondera a estilista Juliana Meire Cunha.

Entre celebridades e fashionistas de plantão, não somente shortinhos como calças, saias, jaquetinhas e coletes no jeans destroyed vão das passarelas às ruas. “No verão, rasgos e puídos são símbolos de estilo. A dica mestre? Aposte no visual hi-lo sem medo”, observa Juliana, sugerindo o uso das peças destroyed de estampas e cores vivas, de tecidos fluidos e acetinados. “Para finalizar, toques metalizados são super bem-vindos para um visual atual”, diz.

Os homens também podem diversificar. A calça destroyed, por exemplo, pode ser usada com barra dobradinha para aparecer os tornozelos, com calçados que fiquem bons sem meias, como tênis simples, modelo Vans ou Keds ou All Star Converse, mocassins, e docksides. Para completar o visual, camiseta. E numa versão mais arrumadinha, com camisa polo e blazer. Outra combinação interessante é usar o jeans destroyed com coturnos para uma pegada mais rocker, com camiseta branca ou preta. “O look todo preto também traz uma tendência bem bacana: o all in Black ou total black, que está sendo muito usado desde o inverno passado”, destaca a estilista.

De onde ele vem

O jeans destroyed, assim como outros estilos que fazem sucesso hoje, não surgiu do nada no passado. O estilo veio da época em que o uso repetitivo da peça de roupa por trabalhadores que pegavam no pesado, levando o denim ao seu limite. O resultado era um jeans destruído. Eis a ligação do nome com o estilo. Nos anos 70, quando punks e roqueiros, em sua maioria garotos pobres, filhos de operários e muitos deles também trabalhadores braçais, aproveitaram o visual rústico e agressivo adquirido por suas calças e jaquetas para compor o visual de sua tribo. Mas o ápice do clássico jeans foi nos anos 80, quando grandes grifes como Dolce & Gabbana e Michael Kors decidiram inovar o bom e velho tecido com uma personalidade mais forte e jovem, do jeito que a cultura da época pedia. “Desde então, os jeans rasgados estão entre as mais variadas opções de calças, bermudas, shorts, saias e jaquetas, dando um visual descolado e informal para os looks masculinos e femininos. E o melhor é que o jeans destroyed combina com diversas composições, por ser bastante versátil”, completa Juliana.


+ Moda