Ser voluntário é…

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 14 de setembro de 2021 às 09:29
  • Modificado em 14 de setembro de 2021 às 09:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poderia começar todos as colunas com a frase Ser Voluntário é…, visto que a cada dia descobrimos mais sobre o trabalho voluntário e temos uma infinidade de possibilidades para exercitar e aproveitar do trabalho voluntário. Quando digo aproveitar, temos que ter em mente que se estivermos abertos para isso, temos muito a aprender com o exercício do trabalho voluntario.

Aprendemos que doando nosso tempo e talento temos uma imensidão de possibilidades para o divertimento e com o divertimento, ajudamos, ensinamos e aprendemos.

Pode parecer repetitivo, mas aquilo que não estamos acostumados temos que repetir diversas vezes para nosso cérebro entender o quanto pode ser vantajoso para todos ser voluntário.

Quando doamos nosso tempo, condição fundamental para ser voluntário, naturalmente deixamos de fazer algo para nós ou nossa família, assim trabalhamos o desprendimento, visto que hoje em dia isso é um trabalho árduo, nos desprendermos de nossos afazeres, de nossas vontades. Quando nos desprendemos, entendemos que com muito pouco podemos apoiar o crescimento do outro, ajudamos o desenvolvimento das pessoas ou de organizações e assim aprendemos que uns precisam dos outros, pois isto é viver em comunidade, muito difícil conseguirmos viver totalmente sozinhos e a pandemia nos trouxe este aprendizado.

Quando começamos a agir em prol de uma comunidade, mesmo que global, percebemos o quanto ainda temos para aprender, não detemos todo o conhecimento e precisamos compartilhar o que temos e o voluntariado nos permite compartilhar o que de mais precioso temos hoje em dia, nosso tempo, que não custa nada para ninguém e todos independente de situação socioeconômica pode doar.

Por isso a luta para ter mais voluntários e pessoas falando e entendendo o assunto.

Por falar em divulgação do assunto, o Ser Voluntário, que está aqui nos jornais e mídias escritas, no Rádio e agora está na TV. Programa Ser Voluntário no canal 08 da NET (Vale do Paraíba) todo domingo as 15h30 e na internet no meu site www.robertoravagnani.com.br/produto, cai direto nos programas.

 

#maisempatia #servoluntario #maisvoluntários #maisresponsabilidade #voluntariadocorporativo


+