Cidade impactada pelo Covid pode aumentar as restrições, diz governo do Estado

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 8 de maio de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fase de Transição do Plano São Paulo será estendida por mais duas semanas, até 23 de maio

Governo amplia horário do comércio e dos bares e dá autonomia para os municípios estabelecerem as restrições

Em Coletiva de Imprensa realizada na 6ª feira (7/5)  o Governo do Estado informou que os indicadores da pandemia de Covid-19 registraram queda em todo o território paulista.

Por isso, a Fase de Transição do Plano São Paulo será estendida por mais duas semanas, a partir deste sábado (8/5), tendo validade até 23/5 (domingo).

O secretário Marco Vinholi, de Desenvolvimento Regional, informou que houve melhoria dos indicadores na maioria das regiões do Estado.

Leitos de UTI

Ao mesmo tempo, o governo aumentou em mais de 140% o provimento de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ainda assim, as cidades mais impactadas pela pandemia podem e devem aumentar as restrições se assim o desejarem.

“Esta é uma prerrogativa dos municípios, conforme entendimento do STF – Supremo Tribunal Federal. Ainda estamos num período delicado. Não podemos baixar a guarda. Assim, a fiscalização por parte dos municípios é de extrema importância”, afirmou Vinholi.

Prorrogação

Ainda durante a Coletiva, o governador de São Paulo, João Doria, confirmou a prorrogação da Fase de Transição até 23/5 para todo o Estado.

A redução nos indicadores permitiu também a extensão de mais uma hora no expediente de atendimento presencial, das 6h às 21h:

“Temos de agir com cautela, realizando uma abertura gradual e segura da Economia”, complementou o chefe do Executivo Paulista.

Novo horário

O horário estendido das 6h às 21h vale a partir deste sábado para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings.

O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais, a exemplo de cinemas, teatros e museus.

A Fase de Transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas e demais espaços religiosos, desde que com total respeito aos protocolos de higiene sanitária e de distanciamento social.

Parques

Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos até às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados prossegue limitada, mas com ligeiro acréscimo de 25% para 30%.

O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado – agora, das 21h às 5h.

Números da pandemia em São Paulo 

Hoje, a taxa de ocupação de UTIs por pacientes com Covid, conforme informou no encontro com os jornalistas a equipe do governador João Doria, registra 78,3% no Estado e 76,3% na Grande São Paulo.

O total de internados em UTIs é de 10.060 em todo o Estado, com 11.260 pacientes em leitos de Enfermaria.


+ Política