Céu de dezembro terá “rei” das chuvas de meteoros e solstício de verão

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Considerado o “rei” das chuvas de meteoros, as Gemínidas produzem até 120 meteoros multicoloridos por hora em seu pico

O último mês do ano chegou e com ele inúmeros espetáculos celestiais que encantarão observadores e entusiastas da astronomia no mundo todo!

Em dezembro, o céu noturno se tornará um palco estelar repleto de eventos extraordinários, desde conjunções planetárias até chuvas de meteoros deslumbrantes.

Como sempre, preparamos uma seleção dos principais eventos astronômicos que irão iluminar as últimas noites do ano para você colocar na sua agende e preparar seus instrumentos de observação!

Os destaques astronômicos de dezembro estarão por conta do solstício que marca a chegada do verão no Hemisfério Sul e pela principal chuva de meteoros do ano: as Gemínidas.

Começo do verão

No dia 22 de dezembro, mais especificamente às 00h27 no horário de Brasília, o verão se iniciará no Brasil.

Neste dia, o polo Sul da Terra estará inclinado em direção ao Sol, que terá atingido sua posição mais meridional no céu e estará incidindo diretamente sobre o Trópico de Capricórnio.

Este será o dia mais longo no Hemisfério Sul e o mais curto do Hemisfério Norte, onde se iniciará o inverno.

O principal evento astronômico de dezembro, contundo, ocorrerá na noite do dia 13 e nas primeiras horas da madrugada do dia 14, em que ocorrerá o pico de atividade da chuva de meteoros Gemínidas, a mais famosa e queridinha entre os astrônomos ao redor do mundo.

Dois meteoros por minuto

Considerado o “rei” das chuvas de meteoros, as Gemínidas produzem até 120 meteoros multicoloridos por hora em seu pico. É produzido por detritos deixados por um asteroide conhecido como 3200 Phaethon, que foi descoberto em 1982.

Esse evento ocorre anualmente de 7 a 17 de dezembro e o seu pico de atividade neste ano será favorecida pela fase quase nova da Lua que providenciará um céu mais escuro para o que deverá ser um excelente espetáculo!

A melhor visualização das Gemínidas será em um local escuro após a meia-noite. Os meteoros irradiarão da constelação de Gêmeos, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.

O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu, segundo o portal Tecmundo.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de dezembro de 2023

04/12: Mercúrio em máxima elongação ocidental (melhor visibilidade)

05/12: Lua em Quarto Minguante

12/12: Lua Nova

13 e 14/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Gemínidas

19/12: Lua em Quarto Crescente

21 e 22/12: Máxima atividade da chuva de meteoros Úrsidas

22/12: Solstício de Verão no Hemisfério Sul e conjunção entre Lua e Júpiter

27/12: Lua Cheia


+ Astronomia