Censo do IBGE mostra quantas pessoas têm em Franca e até quantos moram na sua rua

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 25 de março de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O propósito é fazer com que a sociedade tenha acesso a informações em níveis territoriais mais detalhados obtidas pelo Censo 2022

O IBGE realizou a Oitava Divulgação do Censo Demográfico 2022, sétima divulgação temática, Agregados por Setores Preliminares – População e Domicílios e Malha de Setores Censitários Preliminares.

O diretor de Tecnologia da Informação, Marcos Mazoni, falou sobre a importância de trabalhar a eficiência das pesquisas.

“Precisamos pensar em políticas públicas que qualifiquem a vida do povo brasileiro. É com muita satisfação que estamos apresentando os resultados e poder ouvi-los também para que possamos nos aprimorar no sentido de enxergarmos melhor a realidade da nossa sociedade e tirar os sombreamentos que inibem condições de políticas públicas para as pessoas que mais precisam dessas pesquisas.”

Ivone Lopes Batista, diretora de Geociências, explicou a importância dos dados e agradeceu as equipes do Instituto que participaram do Censo.

Exemplos de Franca

Só como exemplo, no site do IBGE é possível verificar que em Franca a Rua do Sol tem 411 moradores, assim como a Rua José Marques Garcia, em toda a sua extensão tem 625 moradores.

Quem se interessar em ter um recorte de habitantes por ruas é só clicar no site do IBGE e fazer a pesquisa.

Unidade operacional

“Os setores censitários são a unidade operacional de coleta e operação dos dados censitários. Quando olhamos para estes desenhos, olhamos para as regiões mais densamente ocupadas e para onde a população vai caminhando. Esses dados permitem analisar a distribuição da população. Não só os satélites, mas as equipes do IBGE espalhadas pelo país, nos permitiram trazer este retrato da dinâmica da movimentação da população”, disse Ivone.

A diretora de Pesquisas, Elisabeth Hypolito, disse: “Sabemos que o Censo é um dos produtos mais aguardados porque produz informações municipais e intramunicipais. Hoje a gente divulga em um nível intramunicipal. Não basta ter uma fotografia, a gente precisa ter uma fotografia para ver como vamos pensar as melhorias.”

O coordenador técnico do Censo Demográfico, Raphael Moraes, apresentou algumas possibilidades de uso dos dados agregados de maior detalhamento espacial aos gestores públicos de planejamento, sobretudo como subsídio a estudos e pesquisas de caráter local.

Exemplificou com recortes além das divisões político-administrativas, em áreas de interesse possíveis de ser separadas através da seleção de setores: o entorno de uma rua, de um morro (área de risco), faixa de fronteira e faixa litorânea, o raio a partir de um ponto que pode ser um comércio, uma escola, um hospital, etc.

Dados confiáveis

“O principal propósito desta divulgação é fazer com que a sociedade tenha acesso, com maior rapidez, a informações em níveis territoriais mais detalhados obtidas pelo Censo 2022, sempre preservando a confiabilidade dos dados. Podem existir divergências entre as feições, os limites e atributos representados na versão preliminar e aqueles de sua versão definitiva”, destacou o pesquisador Raphael Moraes.


+ Cotidiano