Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país, diz boletim semanal Infogripe

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 24 de novembro de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Maior número de casos acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, mas as internações por Covid são registradas em todo Brasil

O boletim semanal Infogripe – divulgado na quarta-feira (23), no Rio de Janeiro, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – revela um aumento de casos de covid-19 entre os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A situação é observada em todas as regiões do país.

A SRAG é uma complicação respiratória que demanda hospitalização e está associada muitas vezes ao agravamento de alguma infecção viral. O paciente pode apresentar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.

Segundo a Band, os dados atualizados apontam que nas últimas quatro semanas epidemiológicas a covid-19 estava relacionada a 61,8% dos casos de SRAG com resultado positivo para alguma infecção viral.

O vírus sincicial respiratório (VSR) representou 16,3% e a influenza A, 6,2%. No entanto, quando se observa apenas os quadros de SRAG que evoluíram a óbito, 93,3% estão associados à covid-19.

UTI

Em boletim oficial, o Hcor informa que, nesta quinta-feira (24/11), 40 pacientes estão hospitalizados com o vírus ativo da Covid-19, sendo 4 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Na quarta-feira (23/11), a média móvel dos últimos sete dias apontou que a taxa de conversão de internações dos atendimentos do Pronto-Socorro de pessoas com Covid-19 confirmada foi de 15%.

No mesmo período, o Hcor registrou um aumento de 43,6% da média móvel de hospitalizações de pacientes positivados. Na avaliação de 14 dias, a variação foi de +150%.

O Hcor de São Paulo tem divulgado boletins diários informando sobre o aumento dos casos de Covid e suas complicações.


+ Saúde