Capitólio: helicóptero com 4 pessoas cai nesta terça, 2, fazendo uma vítima fatal

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dois sobreviventes foram encaminhados para a Santa Casa de Piumhi e um para hospital em Passos

Helicóptero com 4 pessoas caiu na manhã desta terça-feira, 2, em Capitólio – foto Poder 360

 

Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas na manhã desta terça-feira (2), em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas; uma delas morreu.

Julia Mendonça Silva Bernardes, de 22 anos, e o piloto Lucas Chaves Ávila foram levados para a Santa Casa de Piumhi.

A terceira vítima, ainda não identificada, foi encaminhada para o hospital de Passos. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Já o quarto ocupante aeronave ficou desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois. A vítima fatal foi identificada é o consultor náutico Vanilton Alves, conhecido como Du Brejo.

Ele era morador da cidade e tem uma empresa de aluguel de lanchas. A morte foi confirmada por um familiar dele. Segundo moradores, ele trabalhava para o dono da aeronave que caiu.

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que, assim que tomou conhecimento do acidente, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) enviou uma equipe de busca, salvamento e resgate ao local para prestar socorro às vítimas.

Equipes de resgate e mergulhadores do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes policiais também participaram dos atendimentos no local.

Queda e buscas pelo helicóptero que caiu em Capitólio – foto Rádio Itatiaia

 

O que se sabe do acidente até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros:

– A aeronave foi fretada para este passeio e teria outras programações agendadas na sequência (não informado se seriam também na região);
– Foi o primeiro voo do dia;
– O acidente foi logo após a decolagem;
– Os ocupantes não souberam informar sobre a percepção de algum tipo de pane ocorrida.

Investigação

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-MMA em Capitólio (MG).

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, diz a nota.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que deslocou equipe de policiais civis e a perícia oficial ao local a fim de realizar os primeiros levantamentos e, tão logo seja possível, novas informações poderão ser divulgadas.

Queda de outro helicóptero na região em 2017

Um acidente com outro helicóptero aconteceu em janeiro de 2017 na região do Lago de Furnas, em Capitólio. O acidente ocorreu no dia 22 de janeiro, próximo à ponte do Rio Turvo, no km 306 da MG-050. Na oportunidade, quatro pessoas ficaram feridas.

Imagens foram feitas por pessoas que estavam no local e mostram que o helicóptero perdeu estabilidade e, já no alto, fez uma curva e caiu às margens do lago.

Ainda conforme os militares, o piloto, de 29 anos, contou que o helicóptero foi atingido por uma forte rajada de vento de cauda e que tentou evitar o acidente, mas não conseguiu.

Queda de paredão há dois anos

O Lago de Furnas, em Capitólio, foi cenário de outra tragédia há quase dois anos, com a queda de um paredão rochoso que matou 10 pessoas e deixou mais de 20 feridos.

No dia 14 de dezembro de 2023, entrou em vigor em Capitólio um novo decreto que afrouxou algumas medidas de segurança para acesso ao Lago de Furnas.

*Informações G1 e O Tempo

 


+ Cidades