Projeto piloto sobre uso de drone na agricultura acontece em Patrocínio Paulista

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 15 de junho de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O uso de drones na agricultura ganha cada vez mais força e, com isso, agronegócio é um dos setores que mais faz uso da tecnologia

Os drones na agricultura são utilizados para monitorar o desenvolvimento da lavoura com mais precisão, sanando as suas necessidades e fazendo com que se tenha uma maior produtividade.

Patrocínio Paulista realizará um projeto de campo no dia 28/06 (sexta-feira) na fazenda Santa Cecília, das 08h às 17h.

Para participar é só fazer a inscrição no Departamento de Agricultura/Sebrae-Aqui.

Ganhando o espaço

O uso de drones na agricultura vem ganhando cada vez mais força no mercado e, com isso, agronegócio é um dos setores que mais faz uso de tal tecnologia. Estima-se que 25% do faturamento mundial dos veículos aéreos não tripulados seja na agricultura.

As Aeronaves Remotamente Pilotadas possuem funções diversas, sendo ideais para os produtores como sistema de segurança.

Como o crescimento de uso de drones na agricultura e da sua importância para o mercado desperta a atenção dos interessados, veja um  pouco mais sobre o assunto.

Conheça algumas funções do drones na agricultura

Análise da plantação

Serve para análise da plantação e para detecção de pragas e doenças, falhas no plantio, excesso ou falta de irrigação e afins. Com a altura necessária, também é possível analisar a coloração das plantas. No uso de drones na agricultura, essa é uma das práticas mais famosas.

Pulverização de Agrotóxicos

Uma nova ferramenta surge para aplicação de defensivos e agrotóxicos, aumentando muito a eficiência da pulverização nas lavouras.

Os drones agrícolas pulverizadores vem otimizando o tempo, diminuindo perdas de plantio por amassamento, além de economizar muito quando comparado aos métodos até então tradicionais.

Demarcação de plantio

O drone é ideal para apresentar a melhor área para plantio, devido à visão do alto proporcionada, facilitando decisões de forma fácil e ágil, após análises feitas nas imagens captadas.

Monitoramento de desmatamento

Por meio do sobrevoo, é oferecida uma visão ampliada de lugares que se encontram distantes e com difíceis acessos. Sendo assim, com esses aparelhos, é possível chegar a locais de desmatamentos e, com a localização correta, combatê-los.

Focos de incêndio

A proximidade do fogo pode oferecer risco para humanos, por isso, os drones podem sobrevoar os incêndios e descobrir os focos do fogo e, com isso, controlá-los.


+ Agronegócios