Câmara aprova R$ 2 milhões para leitos de UTI Covid; AME suspende consultas

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alexandre Ferreira fala da instalação da criação de 15 leitos de UTI e 5 leitos de enfermaria

População reclama: “vereadores cobrem um santo e descobrem outro” ao aprovar verba pedida por Alexandre Ferreira

Ao mesmo tempo em que a Câmara de Franca aprova recursos para leitos de Covid 19 nas dependências do AME, a administração do Ambulatório Médico de Especialidades, gerido pela Santa Casa de Franca, anuncia a suspensão de todas as cirurgias no local.

Desta forma, paciente que estavam na fila de espera e alguns que iriam fazer sua cirurgia no AME e aguardavam por um bom período, se viram frustrados com a decisão da gerência da Unidade, que enviou nas redes sociais comunicado sobre a suspensão dos procedimentos.

A situação foi alvo de críticas em programas de rádio da cidade, bem como nas redes sociais de Franca. Segundo a população “os vereadores descobriram um santo para cobrirem outro”, se referindo a ajuda aos pacientes Covid e a suspensão das cirurgias no AME Franca.

E mesmo assim, os vereadores de Franca aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 15/2021, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), durante a sua 5ª Sessão Ordinária, que prevê convênio com a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, no valor de R$ 2.030.420,00.

Com a verba, serão adquiridos equipamentos destinados ao enfrentamento da covid-19. Eles serão instalados no Ambulatório Médico de Especialidades – AME, possibilitando a criação de 15 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e cinco leitos de enfermaria.

DISCUSSÃO

Além desse projeto, o Plenário discutiu novamente a reforma administrativa da Prefeitura.

Todos os doze projetos do Poder Executivo que versam sobre esse tema foram aprovados no segundo – e último – turno por 13 votos a 1, repetindo o placar da primeira votação.

Dessas doze propostas, uma trata da reformulação numa perspectiva geral e onze são específicas para o gabinete do prefeito, a Procuradoria Geral do Município e cada uma das secretarias municipais.

As proposituras dispõem sobre a estrutura organizacional, competências, funções e cargos de todos os setores do Executivo local.

O vereador Pastor Palamoni (PSD) protocolou duas emendas ao Projeto de Lei Complementar nº 10/2021, referente à Secretaria de Educação.

Uma delas cria a função gratificada de diretor de escola para uma nova unidade que pode ser criada neste ano, e a outra especifica o nível escolar para preencher os cargos de Chefe do Setor de Zeladoria e de Chefe do Setor Administrativo. A primeira foi aprovada por 13 votos a 1, e a última, por todos os vereadores.

A Câmara também deu o seu sinal verde a 11 Requerimentos e duas Moções de Aplausos.

Confira o comunicado do AME pelas redes sociais:


+ Cotidiano