Calçados ajudam a puxar vendas e setor comercial melhora resultados, diz o IBGE

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 11 de maio de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Setor de tecidos, vestuário e calçados obtiveram incremento de 81,3% nas vendas no mês de março

Setor de tecidos, vestuário e calçados obtiveram incremento de 81,3% nas vendas no mês de março

O setor de calçados tem tido papel fundamental na recuperação da economia, estando entre os que mais alavancam as vendas do comércio neste ano.

Na comparação com março do ano passado, a alta de 4% no volume de vendas do comércio varejista atingiu sete das oito atividades.

Segundo o IBGE, o maior crescimento foi no setor de tecidos, vestuário e calçados, com alta de 81,3%, que apresentou a terceira alta consecutiva e, em março, deu a maior contribuição dentre todas as atividades.

Também apresentaram alta na comparação anual as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria (36,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,9%), equipamentos e material para escritório informática e comunicação (16,2%), móveis e eletrodomésticos (6,7%), combustíveis e lubrificantes (6%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,5%).

Redução

Apenas hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda, com redução de 3,4%.

Considerando o comércio varejista ampliado, o aumento de 4,5% nas vendas frente a março de 2021 foi seguido tanto por veículos e motos, partes e peças (7,3%) quanto por material de construção (1,2%).

Vendas crescem em 19 unidades da federação

Na passagem de fevereiro para março, 19 unidades da federação tiveram alta, com destaque para Goiás (3%), Roraima (2,8%) e Pernambuco (2,5%).


+ Economia