Brasileiro quer comprar eletrônico, mas também busca whey protein na Black Friday

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 31 de outubro de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Das 30 categorias, 24 tiveram mais buscas no Google. Destaques foram suplementos, são automotivo, casa e construção e eletroportáteis

Os brasileiros querem comprar eletrônicos na Black Friday de 2023, mas também buscam mais sobre preços de suplementos como whey protein, pasta de amendoim e vitaminas.

É o que mostra uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Google.

O que aconteceu

Os eletrônicos fazem parte da categoria que mais interessa aos brasileiros. 69% dos entrevistados pretendem comprar algo da categoria, como eletrodomésticos, celular, computadores e TVs. O dado se refere a intenção de compra dos brasileiros durante a Black Friday.

Outras categorias de destaque são: vestuário (53%) e beleza e cuidado pessoal (37%). A categoria de suplementos foi a que teve o maior aumento nas buscas do Google em comparação ao ano passado — o crescimento foi de 24%.

Das 30 categorias pesquisadas, 24 tiveram aumento em buscas no Google. Além de suplementos, outros destaques são casa e construção, automotivo e eletroportáteis.

Categorias novas

Pandemia fez consumidor buscar tipos de produtos que, historicamente, não são o forte da Black Friday. “[Na pandemia], todo mundo ficou em casa e pesquisou mais, porque foi obrigado. O consumidor começa a pesquisar todos os tipos de categoria”, afirma Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google.

Segundo notícia do portal UOL, a necessidade do consumidor fez com que mais empresas disponibilizassem ofertas. Garcia diz que brasileiro sofisticou o consumo online e as empresas focam em melhorar a qualidade do serviço para atender a demanda.

“O brasileiro está mais online, aprendeu melhor a pesquisar online. Tem a disponibilidade, mais empresa disponibilizando serviços e produtos online. Quem sabe essa vai ser a Black Friday de mais categorias do que estamos acostumados”, diz Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google no Brasil.


+ Economia