Aumento simultâneo de gripe e covid gera confusão sobre diagnóstico; tire dúvidas

  • Robson Leite
  • Publicado em 6 de janeiro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além dos sintomas comuns, os pacientes também precisam estar atentos a sintomas mais graves para ambas as doenças

O aumento simultâneo de casos da gripe e da covid-19 no Brasil desde as confraternizações do Natal e a baixa testagem geraram um cenário epidemiológico desconhecido no País.

As duas doenças apresentam sintomas respiratórios bastante semelhantes. Por isso, em meio ao cenário atual, é normal que pacientes tenham incertezas sobre qual quadro apresentam.

O melhor caminho para descobrir qual vírus gerou a infecção é a testagem, segundo especialistas.

Medidas preventivas

Segundo notícia do portal Terra, o diagnóstico é essencial, principalmente para os grupos de risco, como gestantes e idosos – que se repetem para o coronavírus e para o influenza. A vacinação, o uso de máscara e o distanciamento social são as principais medidas preventivas.

A covid normalmente é uma doença evolutiva. “É uma doença que tende a progredir até o final da primeira semana”, diz o infectologista Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). “A gripe (causada pelo influenza) normalmente já começa grave.”

Apesar de ser um vírus endêmico há décadas, a gripe também pode causar quadros graves e mortes. Por isso, os pacientes devem estar atentos aos sintomas e procurar ajuda médica caso necessário.

Quais sintomas as duas doenças apresentam?

Na infecção “clássica” pelo influenza, logo no primeiro dia o paciente já apresenta muita dor no corpo, dor de cabeça, dor de garganta, febre, calafrio ou sensação febril. Normalmente, tosse com expectoração aparece em 24 horas, e o quadro segue assim por cerca de dois ou três dias.

Sintomas nas vias aéreas superiores, como coriza, tosse e espirros, mesmo podendo aparecer nas infecções causadas pelos dois vírus, são mais frequentes em pacientes infectados pelo influenza.

Já a covid-19 costuma se apresentar com sintomas semelhantes, mas com uma intensidade menor. Além dos sintomas gripais clássicos, o paciente também pode ter problemas estomacais e diarreia, além da perda de olfato e paladar.

Quando buscar uma unidade básica de saúde?

A apresentação de pelo menos dois sintomas gripais (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios no olfato ou no paladar) por mais de 24 horas já caracteriza uma síndrome respiratória aguda e justifica a ida em uma unidade básica de saúde.

A recomendação é que as pessoas que tenham acesso à telemedicina realizem as consultas online para evitar a exposição e a sobrecarga das unidades hospitalares.

“Se você tem um quadro respiratório hoje, frente à pandemia, frente ao surto de influenza, o ideal é conversar com seu médico”, diz Marcelo Otsuka, vice-presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).


+ Saúde