Arrumar o lar vai além da sensação de ordem. Dispor os objetos pessoais de forma bem distribuída facilita a circulação e melhora a funcionalidade do espaço
A chegada do fim do ano traz o espírito de renovação. Um dos pontos de partida para novos começos positivos está na arrumação da casa (Foto Freepik)
A chegada do fim do ano traz o espírito de renovação. Um dos pontos de partida para novos começos positivos está na arrumação da casa. Afinal, um ambiente organizado, funcional e alinhado contribui para o bem-estar emocional.
A consultora espiritual e taróloga Jovanka Buratto explica que não é necessário realizar grandes rituais, a simplicidade faz a diferença. “Quando mantemos apenas o essencial, o ambiente fica mais leve e favorece a clareza mental”, afirma.
Arrumar o lar vai além da sensação de ordem. Dispor os objetos pessoais de forma bem distribuída facilita a circulação e melhora a funcionalidade do espaço.
Indo por partes
A dica é dividir os ambientes por funções. “Criar zonas, como trabalho, descanso e lazer, ajuda o cérebro a entender cada momento do dia”, explica a especialista.
Outra recomendação é manter a área de trabalho próxima a uma janela. Ter uma planta no ambiente também contribui para o equilíbrio. “Elas trazem vida, purificam o ar e criam conexão com a natureza, mesmo dentro de casa”, destaca Jovanka.
A consultora ressalta ainda uma prática que não deve ser ignorada: manter o chão livre. Optar por ganchos e prateleiras ajuda na organização dos ambientes. “Quanto mais livre o chão, mais fluida fica a energia do espaço”, diz.
Criar um cantinho para descanso e introspecção ajuda a manter uma atmosfera acolhedora. Pode ser um espaço para leitura, meditação ou qualquer atividade que promova o equilíbrio emocional.
“Esse local funciona como um ponto de reconexão, onde a pessoa desacelera e se reorganiza internamente”, observa.
Como o fim de ano também remete à escolha de cores para atrair boas energias para o novo ciclo, Jovanka frisa que tons como amarelo e laranja na decoração influenciam o humor e estimulam a criatividade.