Pouca gente sabe o que a estrela do rock, Tina Turner, passou na vida antes da fam

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 25 de maio de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sua carreira também foi marcada por papéis de sucesso no cinema, como no filme Mad Max, entre outros

Sua carreira também foi marcada por papéis de sucesso no cinema, como no filme Mad Max, entre outros

Conhecida como rainha do rock n’ roll, a cantora Tina Turner morreu nesta quarta-feira, aos 83 anos, na Suíça, onde morava desde 1995. A causa da morte da artista não foi divulgada, ela sofria de uma doença de longa duração.

“Com a sua música e a sua paixão sem limites pela vida, ela encantou milhares de fãs em todo o mundo e inspirou as estrelas do amanhã. Hoje nos despedimos de uma amiga querida, que nos deixou seu maior trabalho: a sua música”, escreveram em sua conta oficial no Instagram.

Turner ganhou oito Grammys, tendo vendido mais de 200 milhões de discos em todo o mundo. Ela foi a primeira artista negra e primeira mulher a estar na capa da Rolling Stone, que a classificou entre os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos e os 100 Maiores Cantores de Todos os Tempos, informa o Wikipedia.

Tina Turner é dona de grandes hits que ganharam o mundo como Private Dancer, We Don’t Need Another Hero, Typical Male, The Best, I Don’t Wanna Fight e Golden Eye.

A cantora tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama de St. Louis. Em 1988 seu nome entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior show já feito por uma cantora solo.

Neste ano, a artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro para ver sua apresentação. Aos 73 anos, Tina Turner superou Meryl Streep e foi a mulher mais velha a estampar a capa da revista Vogue.

Turner atuou também no cinema, participando de vários filmes, entre eles Mad Max – Além da cúpula do trovão.

Vida difícil

Tina nasceu em 26 de novembro de 1939, na cidade de Brownsville, nos Estados Unidos. Nascida em uma família pobre, ela foi abandonada pelos pais aos 15 anos. Trabalhou como empregada doméstica e foi cantar em boates para se sustentar.

Foi assim que conheceu o músico Ike Turner. Ela pediu para ser backing vocal da banda dele e rapidamente se tornou cantora principal. Ike e Tina se casaram em 1962, quando ela adotou o nome artístico. Eles se separam 16 anos depois.

Durante o período em que estiveram juntos, a carreira de Ike entrou em decadência. Ele culpou Tina e passou a agredi-la frequentemente.

Um dia, em 1976, ela não aguentou e fugiu, com 36 centavos e um cartão de crédito no bolso. No divórcio, concluído dois anos depois, Tina assumiu a responsabilidade por datas de shows perdidas ao longo do processo e, para manter o nome artístico, entregou a Ike todo o patrimônio, incluindo parte do estúdio de gravação, editoras e imóveis.

Durante quase dois anos, ela recebeu vale-refeição e tocou em pequenos clubes para pagar dívidas. Com a ajuda de amigos, como David Bowie, Tina Turner recomeçou do zero. E conquistou diversos Grammys, o principal prêmio da indústria fonográfica.

O ex-marido Ike Turner morreu em 2007, de overdose de cocaína. Em 2013, Tina Turner se naturalizou suíça e oficializou o segundo casamento em uma cerimônia budista com o produtor e empresário alemão Erwin Bach. Eles se conheceram em 1986, quando a gravadora de Tina enviou Erwin para recebê-la no aeroporto.

Com informações da Agência Brasil


+ Música