Amora: Conheça todos os benefícios dessa planta para sua saúde e bem-estar

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 11 de setembro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A amora possui um alto poder antioxidante que combate doenças infecciosas e tem baixo valor calórico

A amora tem um alto poder antioxidante que combate doenças infecciosas – foto Freepik

 

Comer frutas é extremamente benéfico para a saúde do organismo. E a amora, com seu alto poder antioxidante que combate doenças infecciosas e seu baixo valor calórico, é uma das opções mais vantajosas.

No Brasil, é possível aproveitar três variedades dessa fruta vermelha: amora-vermelha, amora-preta e amora-branca.

Além dos benefícios citados, todas elas são ricas em vitaminas e minerais como magnésio, vitamina C potássio e fósforo. E não é só isso!

“Ela ainda atua evitando a formação de radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular, além de ser excelente para a saúde cardiovascular por conta da presença de fitoquímicos, como as antocianinas e carotenoides”, revela Danielle Bayma, nutricionista membro da Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Aliás, os benefícios da amora não estão apenas no fruto em si, já que estudos apontam que o chá da folha da amora também é benéfico para amenizar os sintomas da menopausa.

Melhor maneira de consumir amora

Existem muitas formas de comer amora, como em sucos ou receitas, por exemplo. No entanto, sempre que possível o melhor é ingerir a fruta in natura.

“Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não são”, aponta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Além disso, o suco sempre tem muito mais açúcar e traz menos saciedade do que uma porção da fruta em si. E isso vale mesmo para o suco de amora 100% puro!

“Priorize frutas inteiras em vez de suco. E aproveite o alimento: coma com atenção para apreciar plenamente o cheiro, a textura e o sabor”, orienta a médica.

Quem não deve comer amora?

Para a nossa sorte, não existem muitas contraindicações para essa fruta tão amada e saudável.

Na verdade, as únicas pessoas que não devem consumir amora são as grávidas, principalmente as que se encontram no terceiro trimestre.

Isso porque, assim como qualquer outro alimento rico em compostos fenólicos, há o risco de prejudicar a formação dos vasos sanguíneos do coração do bebê.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição