AME Ribeirão terá todas as diretrizes tomadas pelo Grupo Santa Casa de Franca

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 16:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Repassadas aos AMEs geridos pela instituição, matriz exporta gestão e saúde pelo estado de São Paulo

AME ribeirão Preto terá todas as diretrizes tomadas pelo grupo Santa Casa de Franca

 

Em um cenário de constante transformação na gestão de saúde no Brasil, as Organizações Sociais de Saúde (OSS) assumiram um papel central na busca por eficiência e qualidade nos serviços públicos.

Regulamentada pela Lei nº 9.637/1998, essa abordagem permite a participação de organizações sem fins lucrativos na administração de serviços de saúde, sob monitoramento e fiscalização estatal.

Em São Paulo, as OSS gerenciam diversos serviços, como hospitais, AMEs, unidades de reabilitação, laboratórios e a
regulação de ofertas de saúde, por meio de contratos de gestão. Para garantir a experiência e comprometimento dessas entidades, é exigido um histórico mínimo de 5 anos na prestação de serviços de saúde, além de qualificação, transparência, participação da comunidade e fiscalização constantes.

Essas medidas visam assegurar a continuidade e qualidade dos serviços oferecidos à população.

O que são, exatamente, Organizações Sociais de Saúde?

As Organizações Sociais de Saúde (OSS) são entidades privadas que colaboram com o governo na prestação de serviços de saúde, regulamentadas pela Lei nº 9.637/1998 e Lei Complementar nº 846/1998 que buscam flexibilizar a gestão pública, permitindo parcerias com entidades privadas que atendam a critérios específicos.

O Grupo Santa Casa de Franca consolidou-se como um modelo para as OSS, em seus 126 anos de experiência.

Referenciado como promotor da saúde, o Grupo atua não apenas na resposta a emergências, mas também coopera tecnicamente com o poder público, de maneira formalizada por meio de contratos de gestão, nos quais são estabelecidas metas e responsabilidades compartilhadas entre ambos.

O que é um AME?

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) destacam-se como pilares essenciais no sistema de saúde do Estado de São Paulo, oferecendo uma abordagem especializada e de alta resolubilidade em consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de média complexidade, onde o paciente não precisa ficar internado.

Estas unidades, atualmente contando com 62 AMEs em operação no Estado e mais uma nova unidade nova em Ribeirão Preto, desempenham um papel crucial ao servir como referência regional em serviços ambulatoriais e agilizar o atendimento a pacientes que passam meses e até anos aguardando na fila de hospitais.

O Grupo Santa Casa de Franca, atualmente, realiza a gestão de 7 Ambulatórios Médicos Especializados:

AME Franca: Primeiro AME do Grupo Santa Casa e um modelo para ambulatórios de todo o Estado, foi inaugurado em 13 de dezembro de 2010.

Em 2015, conquistou a habilitação como Hospital Dia, expandindo sua capacidade para incluir três salas cirúrgicas e 14 leitos de enfermaria.

Atualmente, destaca-se como modelo em saúde, estando entre os 10 melhores no ranking de menor absenteísmo entre os AMEs.

Firmando seu compromisso com a excelência, oferece uma média de 6.600 consultas e 378 cirurgias maiores ambulatoriais por mês, reforçando a dedicação ao atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes.

AME Taquaritinga: Inaugurado em 18 de outubro de 2017, alcançou um marco significativo em 2022 ao ser homologado como Hospital Dia.

Estabelecendo-se como uma referência em atendimento na região da DRS III de Araraquara, com dedicação a proporcionar cuidados excepcionais aos pacientes e compromisso firme com a excelência, realiza uma média de 4.900 consultas e 252 cirurgias maiores ambulatoriais por mês, destacando-se pelo comprometimento contínuo em oferecer serviços de saúde de média complexidade e alto padrão à comunidade.

AME Casa Branca: Inaugurado oficialmente em 17 de maio de 2010, passou a ser administrado pelo Grupo Santa Casa de Franca em 2019.

Desde então, tem aprimorado continuamente o atendimento, expandindo o leque de especialidades oferecidas, abrangendo áreas como alergologia e neurologia infantil, oftalmologia e proctologia, além de incluir exames de colonoscopia e procedimentos cirúrgicos para catarata.

A média mensal de consultas atinge 4.500, destacando a busca pela excelência na prestação de serviços de saúde.

AME Campinas: Iniciou suas operações em 13 de abril de 2020 como Hospital Campanha Covid, chegando a ter 35 leitos de UTI adulto de alta tecnologia.

A partir de 1º de outubro, retomou sua função original de ambulatório. Atualmente, opera para conquistar a acreditação ONA, evidenciando o compromisso inabalável com padrões de qualidade.

Com uma média mensal impressionante de 9.000 consultas, realiza também mais de 1.000 cirurgias maiores ambulatoriais e destaca-se pela dedicação incessante em proporcionar atendimento excepcional e pela busca contínua da excelência nos serviços oferecidos aos pacientes.

AME Vale do Jurumirim: Iniciou suas operações em 21 de março de 2022 e encontra-se atualmente no final da fase de implantação.

Este aguardado ambulatório já se destaca como um recurso essencial para atender a uma população de mais de 285 mil pessoas e está entre os 10 primeiros colocados no ranking de menor absenteísmo e perda primária entre os AMEs.

Apresentando uma média mensal de 6.400 consultas, reforça sua importância para a comunidade atendida.

AME São Carlos: Iniciou suas operações em 28 de março de 2018 e, a partir de 01 de dezembro de 2022, passou a ser gerenciado pela OSS Grupo Santa Casa de Franca.

Destaca-se pelos avanços tecnológicos e administrativos, visando aprimorar a agilidade e eficácia no atendimento ao paciente.

Com uma média mensal de 3.000 consultas, demonstra um compromisso contínuo com a inovação, proporcionando um ambiente que prioriza o bem-estar dos pacientes.

Presença do governador de SP, Tarcísio de Freitas, Duarte Nogueira, Valmir Medeiros e Baleia Rossi na inauguração do AME de Ribeirão Preto

 

AME Ribeirão Preto: último AME a entrar na gestão do Grupo Santa Casa, é considerado o maior do Estado de São Paulo e iniciou seus atendimentos em 27 de novembro de 2023.

Destaca-se pelo tamanho imponente, com 7.901 m² de área construída e pela capacidade de atendimento de até 7.400 consultas médicas por mês em mais de 20 especialidades.

Com uma oferta abrangente, incluindo consultas não médicas e um expressivo número de cirurgias (450 maiores e 280 menores), o AME Ribeirão Preto se posiciona como um centro de referência regional crucial para a crescente demanda por serviços de saúde especializados.

Além disso, a unidade visa resolver as longas filas de espera por consultas, exames e cirurgias, como catarata, vesícula, varizes e hemorroidas.

Equipado com tecnologia de ponta, oferece uma variedade completa de exames, como tomografia, ressonância magnética, raio-x, ultrassom, eletroencefalograma, entre outros.

Essa abordagem visa não apenas atender a uma demanda reprimida, mas também proporcionar uma resposta ágil e eficaz para procedimentos de menor complexidade, que melhoram a vida dos pacientes.

“Acreditamos que a parceria entre OSS e o poder público é fundamental para a construção de um sistema de saúde robusto e acessível”.

“Ao longo dos seus 126 anos, o Grupo Santa Casa tem trabalhado incansavelmente para oferecer um atendimento de qualidade e contribuir para o bem-estar de todos através do atendimento SUS”.

“É uma honra fazer parte de um setor tão crucial para a vida de todos, como é o setor saúde”, afirmou Vilmar Medeiros, administrador dos AMEs do Grupo Santa Casa de Franca.

O presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano, destacou: “A OSS Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca é uma instituição com 126 anos de história no atendimento de saúde SUS, estando entre as 50 maiores Santas Casas do Brasil”.

“Hoje é um grupo hospitalar composto por três grandes unidades – Hospital Geral de alta complexidade, Hospital do Coração e Hospital do Câncer – e possui uma diretoria administrativa que realiza uma gestão de excelência juntamente com um administrador hospitalar altamente qualificado, que é o sr. Thiago Silva, equipes gerenciais, técnicas e médicas especializadas, um administrador geral dos AMES o sr. Vilmar Medeiros e os administradores locais em cada uma das unidades administradas”.

“Sendo assim, participamos das aberturas dos convites e apresentamos nossas propostas de planos de gestão, de forma transparente, sendo selecionados pelo Governo do Estado de São Paulo para realizarmos a administração desses equipamentos de saúde, com constantes prestações de contas públicas”.

“E desde que assumimos o primeiro AME em Franca até agora no mais recente em Ribeirão Preto, temos conseguido oferecer um trabalho de excelência à população”, concluiu Tony Graciano.

Tony Graciano, presidente voluntário do grupo Santa Casa de Franca

 


+ Cidades