AME de Franca abre leitos de UTI Covid para dar fôlego nas internações

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 13:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo com a abertura dos leitos no AME, Franca continua amargando o alto índice de contaminação por Covid

 

AME Franca vai dar suporte à Santa Casa no atendimento a pacientes com Covid 19 – leitos de UTI estão sendo abertos

Na última sexta-feira (5), o Governo do Estado de São Paulo instalou um hospital de campanha para COVID-19 no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Franca. A medida visa reforçar a rede assistencial da região para cuidar de casos graves do novo coronavírus.

O AME poderá receber pacientes com este perfil. No total, o serviço conta com 15 leitos de UTI e 5 de enfermaria que serão disponibilizados no decorrer deste mês. Na sexta-feira mesmo já começaram a funcionar 5 de UTI, chegando ao total ainda em fevereiro.

A medida faz parte de um conjunto de ampliações de leitos realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, com modelo similar ao já realizado no AME Barradas/Heliópolis, localizados na zona Sul da Capital.

Para tanto, os atendimentos ambulatoriais – considerados eletivos, por não configurarem risco aos pacientes –, serão reprogramados temporariamente para que o serviço atue com foco no atendimento aos casos de COVID-19.

Todos os pacientes com agendamentos prévios estão sendo contatados e comunicados sobre a mudança, com priorização dos casos mais complexos para retorno. O reagendamento será avaliado caso a caso, dependendo da orientação médica e da necessidade de cada paciente.

“Estamos monitorando diariamente a situação na região de Franca e em todo o Estado visando reforçar a rede hospitalar para enfrentar o recrudescimento da pandemia. Diante do cenário epidemiológico da COVID-19 em todo o mundo, decidimos ampliar os leitos em todo o território para continuar garantindo assistência a todos que precisarem”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.


+ Saúde