Administradora do aeroporto abre o jogo: saiba se voos da GOL virão mesmo pra Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 19 de junho de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa gestora do aeroporto de Franca abre o jogo: saiba se voos da GOL realmente virão para Franca

Vereador Daniel Bassi se reúne com presidente da VOA para buscar informações

O retorno dos voos comerciais ao aeroporto de Franca tem sido assunto recorrente na cidade. Isto porque muita gente se interessa em utilizar dos aviões para ir e voltar a São Paulo e outros por terem curiosidades sobre o tema. Ou simplesmente vontade de ver os aviões partindo e chegando de Franca.

Muitos acreditam que isso irá acontecer e outros tem objeções. Nessa semana, o vereador de Franca Daniel Bassi esteve reunido com o presidente da empresa voa, responsável pela administração do aeroporto do município.

Coronel Marcel Moure afirmou ao parlamentar francano que a cidade receberá sim os voos dos Boeings 737 da companhia GOL e que isso acontecerá muito possivelmente ainda este ano.

O coronel disse que a empresa que ele comanda ingressou com toda a documentação necessária solicitando a autorização para que o aeroporto local esteja apto para iniciar as operações com tais aeronaves, que têm capacidade para até 130 passageiros.

“A partir destas autorizações da ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil – haverá a inspeção feita por um avião da Força Aérea Brasileira e a partir daí a gol poderá iniciar a venda de passagens de Franca a Guarulhos”, disse Moure.

O vereador explica como será tal inspeção. “É feita pelo GEIV, que é o Grupo Especial de Segurança em Voô da Força Aérea Brasileira. É tudo parte do protocolo para que os aviões operam com toda a segurança necessária”, disse Bassi.

O que a ANAC precisa fazer?

As obras realizadas pela VOA já custaram à empresa mais de R$ 3 milhões, segundo Moure. Entre elas está a atualização da estrutura do local, que é feita pela ANAC, quanto aos equipamentos:

– EPTA – Estação de Telecomunicação necessária para dar mais segurança aos voos comerciais com grandes aeronaves.

– PAPI – Sistema de ajudas visuais à navegação aérea, que também oferece mais informações e segurança aos pilotos durante os pousos no aeroporto.

– Mudança da categoria pela ANAC do aeroporto de Franca de 2C VFR para 3C VFR (Visual Flyer Rules), ou Regras de Voo Visual.

Voos vêm a Franca

Daniel Bassi afirma que toda a parte protocolar para o retorno dos voos já foi cumprida e que as partes envolvidas estão empenhadas no tema.

“O que a gente percebe é que há um esforço de todas as partes. O Estado renovou por mais um ano a redução do ICMS do combustível de aeronaves. A VOA tem feito todo o esforço necessário para adequar o aeroporto, que será um dos melhores do Estado, e a GOL já garantiu que o aeroporto, estando nas condições exigidas, iniciará os voos. Seguiremos acompanhando e cobrando todas as partes para que Franca volte ao cenário dos voos comerciais regulares”, afirmou Bassi.

O vereador afirma que o processo é lento e burocrático, mas que toda obra ou ação de grande porte requer esforço e obstinação para dar certo.

“Podemos citar a construção do hospital público estadual de Franca, para a qual trabalhamos avidamente, mesmo com muita gente duvidando, e agora vemos que já é uma realidade e que em breve estará atendendo a população de Franca e região”, concluiu Daniel Bassi.


+ Política