Acerto entre governo e vereadores pode levar Donizete à Presidência

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de novembro de 2017 às 16:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tucano já teria pelo menos nove parlamentares “apalavrados” para disputa da eleição, em dezembro

Um dos assuntos mais comentados da Câmara dos Vereadores, neste início de semana, é a possível candidatura de Donizete Mercúrio (PSDB) à Presidência da Casa de Leis. A possibilidade surpreendeu, pois mesmo sendo vereador de terceiro mandato, até então, nunca cogitou disputar o cargo.

A ideia, na verdade, nem teria partido de Donizete. Sua virtual candidatura surgiu de um acerto entre os vereadores da base governista para evitar que o outro possível candidato, Claudinei da Rocha (PSB), seja escolhido presidente.

A sucessão estava encaminhada para Claudinei da Rocha, mas uma reviravolta encaminhou a eleição para Donizete. Segundo um vereador, que pediu para não ter seu nome revelado, durante uma reunião realizada segunda-feira, no gabinete do prefeito Gilson de Souza (DEM), com a presença de sete vereadores, o assunto foi aventado.

Esta fonte informa que, de imediato, todos incentivaram e prometeram voto para Donizete: Arroizinho (PMDB), Carlinho Petrópolis (PMDB), Ilton Ferreira (DEM), Nirley de Souza (PP), Corrêa Neves Júnior (PSD) e Pastor Otávio (PTB), além do próprio Donizete.

O voto que faltaria para definir a eleição poderia vir, em tese, de Della Motta (Podemos), Tony Hill (PSDB), ou dos outros membros da bancada tucana, Adermis Marini e Kaká, por questões partidárias. 

O lançamento da candidatura de Donizete seria consequência do distanciamento de Claudinei, antes membro da base governista, e o prefeito. Também seria uma resposta a Claudinei por ele ter votado favorável à abertura de uma Comissão Processantes, na Câmara, para investigar Gilson de Souza. 

O atual presidente é Marco Garcia (PPS) e a votação para escolha de seu sucessor acontecerá na sessão do dia cinco de dezembro. Na ocasião também serão escolhidos os outros membros da Mesa Diretora – vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário – e os componentes das comissões da Câmara.


+ Política