Com 160 notificações de casos de dengue, Franca reforça: é preciso atenção

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de abril de 2020 às 16:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através da Vigilância Sanitária, Prefeitura pede ajuda da população para evitar aumento de criadouros

Enquanto Franca e o restante do mundo estão às voltas com a pandemia do novo coronavírus e seus reflexos na saúde e economia, um outro problema continua fazendo parte do dia a dia das pessoas: a dengue.

O último balanço divulgado pela Vigilância Sanitária de Franca aponta para 160 notificações de casos de dengue, sendo 11 autóctones, 1 importado e 24 negativos; e os demais aguardam o resultado.

Estes se somam aos números que vêm crescendo no Brasil. De 2018 para 2019, o país já havia registrado um aumento de 488% no número de casos e, este ano, só nas primeiras 14 semanas, o país já registrou 525.381 casos prováveis de dengue e 181 mortes provocadas pela doença.

A informação sobre os casos registrados este ano foi divulgada no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, com informações até o dia 4 de abril.

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde não traz comparação em relação ao mesmo período do ano passado, mas  boletim da 12ª semana de 2019, registrava 273.193 diagnósticos da dengue e 80 óbitos.

Comparado com esses números o aumento dos casos este ano chega a 129% e o número de mortes é 226% maior.

Diante disso, a Prefeitura de Franca, através da Vigilância Sanitária, reforça a importância de se prevenir a doença por meio de atitudes simples. Para isso, pede a ajuda da população.

“A orientação é que a população aproveite essa quarentena para eliminar os possíveis criadouros do mosquito em suas casas. Com atitudes simples todos podem fazer a sua parte, como: manter sempre limpo calhas, ralos, piscinas e caixas d’água, organizar o quintal retirando qualquer objeto que possa acumular água, como latas e garrafas”, observa o prefeito Gilson de Souza, que completa: “bastam 15 minutos por dia para eliminar os criadouros do mosquito da dengue”.

Em Franca, as ações dos agentes de vetores embora limitadas, visando atender as orientações de segurança da OMS durante a pandemia do coronavírus, estão mantidas em um formato diferente. Por isso estão sendo realizadas a distribuição de panfletos informativos para toda a população sobre como combater e prevenir a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.


+ Saúde