Burnout: entenda a síndrome do esgotamento profissional e saiba evitar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de outubro de 2019 às 17:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Síndrome é um aglomerado de fatores que causam um estado de estresse e tensão por causa do trabalho

Trabalho não é para ser sinônimo de sofrimento, nem para diminuir sua saúde mental ou prejudicar sua vida pessoal. Quando o trabalho começa a ser um sofrimento em sua vida e a interferir diretamente em sua saúde é momento de reavaliar a situação e buscar ajuda. 

Atualmente, a Síndrome de Burnout se tornou uma constante na população mundial, afetando muitos brasileiros: Burnout é o nome mais comum da Síndrome do esgotamento profissional, um distúrbio psíquico que está relacionado ao emprego ou desemprego, sendo registrado como doença nos anos 70.

A síndrome é um aglomerado de fatores que causam um estado de estresse e tensão por causa do trabalho, reunindo elementos psicológicos, físicos e emocionais e um desgaste do indivíduo em todos essas frentes.

Entre os principais sintomas do Burnout estão:

– esgotamento físico e emocional

– estafa

– agressividade

– mudanças frequentes de humor e insônia

– ansiedade

– depressão

– baixa autoestima e pessimismo

– enxaqueca e dores de cabeça frequente

s– pressão alta e gastrite

O que fazer?

É muito importante procurar um profissional da psicologia e psiquiatria, pois somente eles serão capazes de identificar o melhor tipo de tratamento para cada caso, além de terapia, seja ela comportamental, cognitiva ou análise. Muitos tratamentos incluem o uso de medicamentos, além de outras atividades auxiliares para melhorar a vida do paciente.


+ Saúde