Empresas de calçados de MG são suspeitas de sonegar R$ 10 milhões

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de abril de 2019 às 08:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Operação da Receita Estadual, com o apoio da PM, apreendeu documentos em três fábricas em nova Serrana

​Três empresas do setor calçadista em Nova Serrana, Região Centro-Oeste de Minas, foram alvo de Operação da Receita Estadual que apura um esquema de fraude e sonegação fiscal que gerou prejuízo de R$ 10 milhões aos cofres estaduais. 

Com o apoio da Polícia Militar, foram cumpridas buscas administrativas nos estabelecimentos que não tiveram os nomes revelados pela Secretaria da Fazenda. 

De acordo com a Receita, a operação batizada de Desequilíbrio objetiva, além de combater a sonegação fiscal, impedir a continuidade da concorrência desleal que era promovida pelas empresas por causa da fraude. 

O governo informou que levantamentos dos auditores-fiscais da Receita constataram a incompatibilidade entre o volume de entrada de matérias-primas e a produção de calçados oficialmente registrada pelos três estabelecimentos.

“Descartada a possibilidade de estocagem dos insumos e comprovada a inconsistência do volume de saída das mercadorias, as empresas passaram a ser monitoradas para se descobrir detalhes das irregularidades cometidas”, informa.

Multa

De acordo com o superintendente regional da Fazenda em Divinópolis, Eduardo da Silva Mendonça, se comprovada a fraude, as empresas perdem direito a usufruir de regimes especiais fiscais do estado. 

Caso não paguem o valor devido, os responsáveis podem ser presos. 

Ainda de acordo com o superintendente, se for comprovada a sonegação, as empresas terão de pagar de 40% a 50% de multa sobre o valor devido. 

Mendonça afirmou que os nomes das empresas não podem ser revelados porque o caso ainda está em investigação. De acordo com ele, são estabelecimentos de porte médio. 

“Com o material apreendido os auditores continuam trabalhando para apurar as irregularidades, fazer o auto de infração e instruir as ações cabíveis”, disse. 

De acordo com o governo, Nova Serrana tem 1,2 mil empresas do setor calçadista em atividade e a produção anual é de 105 milhões de pares.


+ Economia