Rivalidade cerca história recente de Sesi Franca e Paulistano; clássico é hoje

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de novembro de 2018 às 06:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca se sagrou campeão paulista ao vencer o time da capital na decisão no ginásio do rival

Neste sábado (24/11), Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore medirão forças, no Ginásio Pedrocão, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, no confronto paulista entre líder e vice-líder do NBB CAIXA.

O duelo promoverá o encontro entre as duas melhores campanhas da competição até aqui. Com nove vitórias em dez jogos (90% de aproveitamento), o Franca mostra que não está para brincadeira e lidera o campeonato de forma isolada.

Já o Paulistano, logo atrás, na segunda colocação, também apresenta bons números. Ao todo, após nove jogos disputados, o time da capital paulista venceu sete confrontos e sofreu apenas duas derrotas (77,8% de aproveitamento).

Curioso para saber mais sobre esse jogão? Confira alguns fatos importantes sobre a partida:

Final do Paulista

A última vez que Franca e Paulistano estiveram frente a frente foi na final do Campeonato Paulista 2018, em um duelo que marcou a reedição da final da temporada anterior, vencida pelo CAP, por 3 a 2. Neste ano, o time francano conseguiu dar o troco e levantou o caneco ao vencer o rival por 2 a 0 (91 x 64 e 77 x 69), na série melhor de três.

Com a conquista, a equipe comandada por Helinho Garcia encerrou um jejum de 11 anos sem títulos e se sagrou campeã do Estadual pela 12ª vez na história.

Mas o placar entre as equipes na temporada está empatado. Além das duas vitórias francanas na final, os times se enfrentaram outras duas vezes na fase classificatória, com duas vitórias do CAP – pelos placares de 81 x 80 e 80 x 70.

Histórico

Pelo NBB CAIXA, o histórico no confronto direto entre Paulistano e Franca é marcado pelo equilíbrio. Após 33 jogos, quem leva a vantagem é o time da Capital do Basquete, com 19 vitórias, contra 14 do CAP.

Dentre essas partidas, 13 aconteceram em fase de playoffs – caso das edições 2011/2012, 2013/2014 e 2016/2017 do NBB CAIXA.

Nas duas primeiras ocasiões em que se encontraram pela fase eliminatória, o histórico ficou empatado, com uma vitória de série para cada lado – 3 a 0 do Franca, pelas oitavas de final da temporada 2011/2012, e o troco do CAP na edição 2013/2014 do NBB CAIXA, por 3 a 2.

Já no NBB CAIXA 2016/2017, as equipes se enfrentaram pelas quartas de final. Após série apertada, decidida no Jogo 5, no Ginásio Pedrocão, o Paulistano levou a melhor por 80 a 67 e se garantiu nas semifinais daquela edição, além de, consequentemente, ficar à frente no histórico de playoffs.

Reencontros

Outro fator importante sobre o duelo são os reencontros. No total, cinco atletas vestiram as duas camisas: o ala/pivô Lucas Dias e o armador Elinho, pelo Franca, além do ala Léo Meindl e dos alas/pivôs Antonio e Du Sommer, pelo Paulistano.

Do lado francano, o ala/pivô Lucas Dias é um dos que fizeram parte do elenco alvirrubro até a última temporada. O jogador foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do NBB CAIXA, no qual teve médias de 10,8 pontos e 4,8 rebotes por partida.

Outro que fez parte do elenco do Paulistano no ano do título do nacional foi o armador Elinho. Com passagem pelo time da capital paulista entre 2010 e 2013, o jogador também atuou pelo Minas e Mogi das Cruzes, até retornar ao CAP na última temporada.

Peça fundamental no time montado por Gustavo De Conti, Elinho atingiu médias de 6,3 pontos e 6,3 assistências por jogo, que renderam a ele o prêmio de Melhor Armador do NBB CAIXA 2017/2018.

Já no lado do Paulistano, Léo Meindl, Antônio e Du Sommer já atuaram pela equipe francana. Os dois primeiros foram revelados pelas categorias de base do clube e permaneceram na Capital do Basquete por um bom tempo.

Léo disputou cinco edições de NBB CAIXA pelo time (2011 a 2015, além da temporada 2017/2018), uma a menos que Antônio, com seis – de 2012 a 2018.

Convocados para Seleção

Três jogadores do confronto deste sábado foram convocados para a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico croata Aleksandar Petrovic: o ala/pivô Lucas Dias e o ala Didi, de Franca, e o ala Léo Meindl, do Paulistano.

Os atletas estarão em quadra nas partidas contra o Canadá e a República Dominicana, válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2019, nos dias 30 de novembro e 03 de dezembro, respectivamente, no Ginásio Wlamir Marques, no SC Corinthians Paulista, em São Paulo (SP).

O jovem armador Yago Mateus, do Paulistano, foi presença constante nas convocações de Petrovic para o esquadrão verde-amarelo. A ausência nesta última pode ser explicada pela lesão sofrida do tornozelo, diante do São José, nesta terça-feira, que o deixará de fora das quadras de duas a três semanas.


+ Basquete